Estabelecer uma relação de proximidade com os profissionais da área tecnológica de Portugal foi um dos objetivos da reunião entre o coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Crea-SP, Geol. Fernando Augusto Saraiva e o secretário da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), Eng. José Manuel Freitas.
O encontro aconteceu no dia 27 de junho, na sede da OERN, em Portugal, na cidade do Porto, e tratou também do desenvolvimento contínuo de sessões de trabalho entre as duas entidades. A integração entre os países foi um dos assuntos tratados. Em 2023, o Confea renovou o termo de reciprocidade com a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP), mantido entre as duas entidades para acreditação de cursos e livre-trânsito para intercâmbio profissional.
Geol. Fernando Augusto Saraiva (esq.) e Eng. José Manuel Freitas
O termo se aplica aos profissionais graduados em engenharia que tenham cursado, no mínimo, 3,6 mil horas no Brasil ou cinco anos de estudos em Portugal. “É importante reforçar que esta iniciativa com a Ordem dos Engenheiros de Portugal representa uma oportunidade para mostrar o quanto a área tecnológica brasileira pode servir de modelo para outros países.
A assinatura do termo de reciprocidade é a prova de que não há barreiras para o conhecimento e o bom trabalho de ambos os países”, comentou Saraiva. De acordo com os dados apresentados na última edição da Cimeira Bilateral Confea, evento que acontece anualmente em ambos os países para debater a evolução da parceria, há 4 mil engenheiros brasileiros registrados na OEP, enquanto no Brasil são cerca de 300 portugueses já com a tramitação concluída. Fonte: Crea-SP