O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea), fimou parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), maior centro de pesquisa aplicada do Brasil. O termo de cooperação técnica foi assinado durante Sessão Plenária do Conselho, realizada no auditório do Colégio Maria Imaculada, no bairro do Paraíso. As instituições se comprometeram a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de atividades no âmbito acadêmico das categorias abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, incluindo troca de informações e fiscalização orientativa.
A Profa. Dra. Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT, pontuou a importância das ações colaborativas voltadas para os profissionais. “Ajudamos muito na formação de recursos humanos e na capacitação, que é um dos focos deste termo. [Hoje] estamos enfrentando graves problemas e todos aqui presentes, vinculados ao Crea-SP e ao Instituto, podem exercer uma função importantíssima diante da emergência em que vivemos”, comentou a engenheira ao mencionar a crise climática e os desafios relacionados.
O protagonismo feminino na liderança do IPT e do Conselho também foi destacado, uma conquista que representa o avanço do debate sobre inclusão e equidade de gênero nas profissões. “Somos duas mulheres à frente de organizações de grande renome e documentando o nosso compromisso com a área tecnológica. É um momento muito significativo”, afirmou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey. “O Instituto fará 125 anos no próximo dia 24. Não podemos esquecer do nosso passado e dos fatos que marcaram essa história. Precisamos olhar para as nossas instituições e pautar essa atitude no presente para garantir um mundo melhor para todos no futuro”, completou Liedi.
Os próximos passos serão dados em direção à colaboração entre as partes com o estabelecimento de iniciativas de inovação, treinamento e educação corporativa, absorção e transferência de tecnologias, aprimoramento e otimização de processos produtivos, compartilhamento de dados e mais.
Reconhecimento e eleição
Também na pauta da reunião do plenário do Crea-SP, esteve a homenagem para a Associação dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura de Paraguaçu Paulista (APEAPP), que completou 25 anos em maio. “É muita satisfação para nossa associação completar 25 anos de atuação e em parceria com o Conselho, que tem olhado para as entidades de classe do interior paulista”, celebrou o conselheiro e presidente da APEAPP, Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. Adilson Bolla.
Outro momento que recebeu a atenção dos conselheiros foi a votação para escolha de um novo representante da modalidade de Engenharia de Segurança do Trabalho para compor a Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CAGE). O Eng. Ricardo de Deus Carvalhal, atual diretor administrativo adjunto do Crea-SP, foi eleito e passa a substituir a Eng. Maria Mercedes Furegato Pedreira de Freitas, que pediu desligamento da função.
Lançamentos
Foram apresentadas ainda as novidades da gestão. O livro ‘Crea-SP, 90 anos: Inovação que constrói o amanhã’ ganhou uma nova edição, compartilhada na plenária. “Os exemplares trazem agora um prefácio assinado pelo Eng. Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo”, explicou o diretor administrativo do Conselho, Eng. Alceu Ferreira Alves. A leitura pode ser feita na página que reúne todas as ações de aniversário da autarquia, no site.
Já planejando o futuro e encerrando a programação do dia, foi anunciado ainda o Plano Plurianual (PPA) 2025-2027 do Crea-SP. Dividido em três pilares – governança, finalidade e gestão -, o PPA tem o objetivo de otimizar as atividades de fiscalização, criar um programa abrangente de melhoria de processos e sistemas e tornar os processos internos menos burocráticos e mais digitais.
A intenção, com isso, é estabelecer ferramentas de gerenciamento para melhor desempenho organizacional, garantir serviços eficientes para todos os públicos, de estudantes a profissionais e de colaboradores à sociedade em geral. “Estamos em um novo momento de cultura e governança, que segue alinhado aos ODS da ONU [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas], agora, com olhar para o futuro do Sistema Confea/Crea e Mútua como um só”, finalizou a presidente Lígia. Fonte: Crea-SP