Eleições no CAU: último dia para arquitetos e urbanistas votarem

Os arquitetos e urbanistas de todo o Brasil têm até às 23h59 desta terça-feira (17) para manifestar o seu voto para eleger os novos dirigentes dos Conselhos Estaduais e Federal dos Arquitetos e Urbanistas (CAU). A votação, que inicialmente estava prevista para o dia 10 de outubro, foi adiada devido a instabilidade do sistema de votação, “VotaOnline”, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Processo de votação seguirá as mesmas regras, porém com um plano de emergência: caso haja problemas no acesso à plataforma gov.br, serão fornecidas senhas exclusivas para a votação dos arquitetos e urbanistas. O TRE-TO disponibiliza ainda uma central de atendimento exclusiva para responder às dúvidas dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

Clique aqui para acessar a área de votação

Quem não conseguir votar poderá justificar sua ausência por meio do SICCAU, até 31 de dezembro de 2023. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento para efetuar a justificativa. “Não é possível ter um recorte da votação com um intervalo na computação dos votos, isso iria fragilizar a segurança do resultado”, afirmou a coordenadora da CEN, a arquiteta e urbanista Cristina Evelise.

MAIS SEGURANÇA

Para garantir que todos(as) os(as) arquitetos(as) e urbanistas exerçam seu direito ao voto, haverá uma segunda possibilidade de acesso à área de votação, caso o(a) profissional não consiga entrar pela plataforma gov.br. A pedido, o TRE-TO vai disponibilizar aos(às) arquitetos(as) e urbanistas uma senha exclusiva para a votação, que será enviada por e-mail ou SMS. “Estamos mantendo uma postura cooperativa com o TRE-TO. Não contratamos nem pagamos por esse sistema, é um Termo de Cooperação Técnica, não é um contrato de prestação de serviços”, afirmou Cristina.

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, ressaltou que o sistema VotaOnline foi indicado pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), como o mais seguro e confiável para se realizar as Eleições do CAU. “Esse sistema de votação, aprovado em Plenário, trazia uma inovação. Nesta gestão, nos pautamos por inovação e melhorias tecnológicas, como fizemos com o SICCAU”, disse Nadia.
Os resultados serão divulgados na quarta-feira, 18 de outubro.

Fonte: CAU-BR

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta