Harvard anuncia bateria multiuso que dura para sempre

Aindústria de carros elétricosdepende hoje demais dos avanços da tecnologia de baterias. Pode-se dizer que o segredo para que essa engenharia seja amplamente adotada ainda é a autonomia dos acumuladores de energia. Pensando nisso, cientistas da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, juntaram esforços para desenvolver uma super bateria de estado sólido que leva apenas 10 minutos para ser carregada e dura… para sempre.

A novidade de Harvard promete revolucionar a indústria de veículos elétricos (EVs) e a forma como entendemos o armazenamento de energia. A pesquisa desenvolvida na universidade foi liderada pelo professor Xin Li, da Faculdade de Engenharia de Ciências Aplicadas. Foi utilizado um ânodo de lítio metálico para a criação da bateria, visando obter dez vezes mais capacidade que é oferecida pelos anodos de grafite tradicionais.
A saber, o modelo neste estado sólido elimina o uso de eletrólito líquido, tornando esta uma alternativa mais segura e confiável. Nesse caso, micropartículas de silício impedem a formação de dendritos, aumentando a vida útil da bateria. O produto final tem características impressionantes! A bateria de Harvard consegue manter 80% de sua capacidade mesmo após 6.000 ciclos de recarga. Isso supera – e muito – as baterias convencionais (1.000-1.500 ciclos) atualmente disponíveis no mercado.
Aliás, recarregar em 10 minutos é 6 vezes mais rápido do que as líderes do mercado. Na prática, é mais segurança, confiabilidade, sustentabilidade, redução de custos e aumento de autonomia para engenharia de carros elétricos.

As possibilidades de aplicação da bateria

A tecnologia de bateria desenvolvida pelos pesquisadores de Harvard, em tese, poderia ser aplicada em diversos setores, como armazenamento de energia e dispositivos portáteis. Especialmente no setor de EVs, deve reduzir consideravelmente os tempos de recarga e melhorar a segurança. Em resposta, isso poderia acelerar a adoção em massa de veículos elétricos e impulsionar a transição para um futuro mais sustentável.

bateria de harvard
Imagem de Mike Bird em Pexels

Algo que ainda precisa ser superado para o desenvolvimento de baterias de estado sólido é o controle de detritos. Estruturas microscópicas podem causar falhas na bateria, como curtos-circuitos ou incêndios. Mas os pesquisadores garantem que estão contornando o caso com tecnologia que impede completamente a formação de dendritos.

Fonte: www.engenharia360.com

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