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Primeira frota de trens de hidrogênio do mundo já opera na Alemanha

Os primeiros trens movidos a hidrogênio, sem emissões nocivas para o meio ambiente, já estão em serviço em uma pequena linha regional, na Alemanha, substituindo 15 trens a diesel que anteriormente operavam em trilhos não eletrificados no Estado da Baixa Saxônia. O governo alemão apoiou a expansão do uso do hidrogênio como alternativa limpa aos combustíveis fósseis. Segundo o governador do Estado, Stephan Weil, disse que o projeto de 93 milhões de euros (US$ 92 milhões) é um “excelente exemplo” dos esforços da Baixa Saxônia para tornar sua economia mais verde.

Os trens foram produzidos pela empresa francesa Alstom, que ganhou outras licitações neste mercado promissor. Cuxhaven, Bremerhaven, Buxtehude. As cidades servidas pelos cinco trens de hidrogênio são pouco conhecidas e por um bom motivo: trata-se de uma linha regional de 126 quilômetros, no norte da Alemanha, perto de Hamburgo, onde esta operação inédita teve lançamento mundial nesta quarta-feira (24). A frota deverá ter um total de 14 trens e substituir 15 locomotivas a diesel que produziam 4.400 toneladas de CO2 por ano, segundo a operadora.

Os trens de hidrogênio devem contribuir para a descarbonização das ferrovias e ser utilizados sobretudo em pequenas linhas regionais que não foram eletrificadas devido ao custo excessivo das obras. Na Alemanha, 20% da rede ferroviária é operada com locomotivas a diesel. Na Europa, um em cada dois trens usa o diesel como combustível.

Novos trens da fabricante Alstom já foram encomendados. Outros contratos já foram assinados na Alemanha, França e Itália. A alemã Siemens apresentou um protótipo na primavera (do Hemisfério Norte) e quer colocá-lo em operação em dois anos. Mas esta tecnologia inovadora – e limpa – não deve ser capaz de se impor rapidamente em todos os lugares, ainda que outros setores, principalmente a indústria pesada, manifestem o desejo de, no futuro, usar o hidrogênio para reduzir suas emissões de CO2.

Fonte: www.rfi.fr/br/

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