A cidade de Barretos recebe nesta quinta-feira (13), o Fórum “A Engenharia Cuidando de Gente”, uma realização conjunta entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea). Com início previsto para às 18h30, o evento acontece no auditório do Senac de Barretos (Av. Vinte e Um, 087 – Centro). A agenda está em sintonia com a campanha nacional do Outubro Rosa, que tem como objetivo sensibilizar a todos sobre a necessidade de ações de prevenção e combate ao câncer de mama.
O evento, de iniciativa do Comitê Gestor do Programa Mulher Crea-SP e do Confea, vai reunir especialistas, como a psicóloga Melissa Marconi, o engenheiro Walter Rolando Lenzi, a engenheira de energias renováveis e ambiente Larissa Javarotti, além da coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea- SP, a engenheira civil Poliana Siqueira.
Segundo Poliana, é de fundamental importância que o câncer de mama esteja em debate. “A Engenharia tem como contribuir para obtenção de um diagnóstico mais preciso e para o tratamento do câncer de mama. Para tanto, a sociedade – e aqui destaco que principalmente, mas não são só as mulheres – tem de estar consciente sobre a necessidade de exames e acompanhamento”, enfatizou a coordenadora, que, também é conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Civil (Ceec) do Crea-SP e Co-chair Diversity Ashrae. Poliana também vai palestrar sobre “Programa Mulher do Crea-SP e diversidade”.
Durante o evento, os participantes também vão poder assistir à palestra sobre “Qualidade do ambiente interno, manutenção de ar condicionado e normas técnicas para sistemas prediais de hospitais”, que será ministrada pelo engenheiro Walter Rolando Lenzi. Ele participou do controle de qualidade e comissionamento da infraestrutura dos estádios da Copa do Mundo Fifa Brasília 2014 e das arenas dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. Já engenheira especialista em diagnóstico e monitoramento, integrante do Programa Mulher e inspetora o Crea-SP, Larissa Javarotti, vai apresentar o Projeto Amigas do Peito, seguida da psicóloga e consultora Melissa Marconi, com a palestra Floresça.
Saiba mais
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Fonte: Confea