Geral

Sorocaba dá continuidade a vacinação em todas as UBS

Sorocaba dá prosseguimento na semana a partir de hoje (5) ao calendário misto de vacinação. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão 5 a 9 de setembro, das 9h às 15h, para imunizar diversos públicos contra Covid-19, gripe (Influenza) e Meningocócica C. As doses contra a Covid-19 serão aplicadas na segunda-feira (5) e na sexta-feira (9), enquanto que as vacinas contra gripe e Meningocócica C para profissionais da Saúde serão disponibilizadas na terça-feira (6) e quinta-feira (8). Excepcionalmente, em função do feriado da Independência do Brasil, na quarta-feira (7), não haverá vacinação.

Embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo, exceto para crianças com menos de três anos de idade, que deverão respeitar um intervalo de 15 dias entre cada uma.

Covid-19

A vacinação contra Covid-19 para crianças (a partir dos três anos), adolescentes e adultos será aplicada nas 33 UBSs, na segunda-feira (5) e na sexta-feira (9). Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.

As crianças, no ato da imunização, precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.

Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS). Para agilizar o atendimento, os pais ou responsáveis podem acessar o site vacinaja.sp.gov.br e efetuar o pré-cadastro das crianças.

Gripe (Influenza)

Na terça-feira (6) e na quinta-feira (8), as UBSs continuarão imunizando a população com idade acima de seis meses, além de grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais; profissionais da Saúde; gestantes e puérperas; população indígena; comunidades tradicionais quilombolas; professores, demais profissionais da Educação e equipe escolar (merendeiras, auxiliares de educação, administrativos, inspetor de alunos, auxiliar de limpeza, entre outros); caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da Carteira de Vacinação da pessoa a ser vacinada. No caso dos profissionais da Saúde e da Educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional também é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício. Já, as pessoas com deficiência precisam igualmente apresentar laudo ou relatório médico.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *