Geral

Sorocaba: queda de 30% no estoque de sangue deixa cidade em alerta

O número de doações de sangue no Hemonúcleo de Sorocaba teve uma queda de cerca de 30% nos últimos 20 dias, em relação ao mesmo período do ano passado. No posto de coleta da cidade, que normalmente recebe entre 120 e 130 doadores por dia, a média diária caiu para 90, comprometendo principalmente os estoques dos tipos O+ e O-, assim como as reservas de concentrado de plaquetas.

De acordo com o médico Frederico Brandão, diretor do Hemonúcleo de Sorocaba, a queda de voluntários está relacionada aos dias mais frios, pois muitos deixam de doar nessa época do ano. Além disso, as campanhas de imunização também influenciam no abastecimento do estoque, isso porque, pessoas que se vacinaram contra a gripe e coronavírus com doses da Coronavac e Covaxin devem esperar 48h para doar sangue, enquanto as demais vacinas contra a Covid-19 demandam um intervalo de sete dias entre a imunização e a doação.

Seguindo na contramão, as transfusões de sangue tiveram aumento em 2023. “Temos observado que, em relação aos anos anteriores, em função da pandemia, os números de transfusões e procedimentos cirúrgicos estão maiores e, por conta disso, a nossa demanda de sangue também está bem maior do que tivemos em 2021 e 2022”, informou o diretor.

Além disso, nos próximos dias, o hemonúcleo local enfrentará outro desafio — o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (8). Com a folga prolongada, as pessoas doam menos por estarem longe de casa, mas também há mais acidentes nas estradas, o que aumenta a demanda por transfusões. Assim, Brandão pede à população que faça as doações antes de viajar e ressalta que os turistas também podem colaborar. “O feriado impacta porque na quinta-feira não vamos abrir, mas do mesmo jeito que têm pessoas que vão viajar, tem um pessoal que vem para cá. Se quiserem aproveitar a sexta-feira (9) e o sábado (10) para doar, seria legal”, enfatizou.

O Hemonúcleo de Sorocaba funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h30. Nesta semana, o setor não abrirá na quinta-feira (8), devido ao feriado, mas o atendimento será retomado na sexta. A coleta também funciona por ordem de chegada, mas para dar celeridade no processo a equipe orienta o doador a fazer o agendamento através do aplicativo Colsan — Doe Vidas ou pelo site colsan.org.br.

Como doar

– Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e estar com boa saúde;
– Os menores de 18 anos precisam apresentar uma autorização dos responsáveis. O documento está disponível no posto de coleta e no site da Colsan;
– No momento da doação, o doador deve apresentar um documento oficial com foto, mas antes da coleta ser realizada, ele passa por uma entrevista para saber se, de fato, está apto a fazer a doação;
– Além disso, o voluntário deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado;
– Por isso, é necessário evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a coleta;
– A doação leva de 8 a 10 minutos, após a realização dos testes e questionário.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *