Geral

Dourados (MS) lança aprovação digital para serviços da construção

Desde o dia 14 de julho profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo que se utilizam de serviços da Prefeitura de Dourados (MS) passaram a contar com uma nova ferramenta que traz muito mais agilidade aos processos, principalmente a aprovação para construção: o Aprova Digital. A plataforma de gestão e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online, com o uso de inteligência artificial.
O lançamento da ferramenta foi realizado no dia 10 de julho, no auditório do Centro de Convenções Antônio Tonanni. O conselheiro estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Jordano Valota, prestigiou o evento. “A nova ferramenta traz tecnologia, automatizando os processos da prefeitura, diminuindo burocracia, erros e melhorando a comunicação tanto interna quanto externa, o que torna o trabalho dos analistas mais ágil”, disse.
O secretário municipal de Planejamento e diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente (Imam), arquiteto Fábio Luís da Silva, considerou que a implantação do sistema Aprova confere mais agilidade aos processos, além de mais transparência. “O sistema é totalmente digital, desde o início do protocolo, da inserção de dados do terreno, do projeto, até a aprovação final com a assinatura digital”, explicou. “Não vai ter impressão de documento, não vai ter impressão de projeto, totalmente digitalizado”, completa.
A conselheira estadual do CAU/MS, Claudia Torraca, que atua como diretora de Gerenciamento Urbano na Secretaria Municipal de Planejamento, comemorou a digitalização. “Sabemos o quanto o tempo e a previsibilidade são fundamentais na vida de um profissional da área técnica. Esse sistema traz exatamente isso: mais transparência, segurança e rapidez. Ele não apenas facilita o trabalho diário dos arquitetos, mas também impulsiona o desenvolvimento urbano de forma inteligente e moderna”, explica.
O prefeito Marçal Filho disse que a intenção é estender o sistema digital a todas as secretarias, para que chegue também à população em geral. “Nós temos que fazer um serviço público de qualidade e queremos que esse serviço seja aplicado a toda a administração municipal”, afirmou. “Queremos chegar não só a vocês profissionais, mas aos usuários, à população em geral, para que os cidadãos tenham mais à disposição serviços públicos de qualidade”, completa.
Nesta primeira etapa da modernização, 21 serviços da Secretaria Municipal de Planejamento e 23 do Instituto Municipal de Meio Ambiente poderão ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital. Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito aqui. Fonte: CAU-MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *