Geral

São Paulo fortalece ações para construção de cidades mais resilientes frente a eventos climáticos extremos

O painel Eventos Extremos: Cidades Resilientes no Contexto das Mudanças Climáticas, promovido pelo Summit Agenda SP +Verde destacou as inovações e desafios para tornar as cidades do estado de São Paulo mais preparadas para o enfrentamento aos desastres provocados pelas mudanças no clima. O encontro reuniu especialistas e gestores públicos para discutir soluções para o fortalecimento da resiliência urbana diante dos impactos das mudanças climáticas.
Em sua participação, o Coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil destacou a relevância do planejamento e da ação preventiva, ressaltando que a construção de cidades resilientes exige mais do que respostas emergenciais. “Precisamos trabalhar na mudança da cultura de risco da população e para isso temos investido no eixo da educação e da tecnologia, implementando alertas precoces pelo celular e levando o tema de prevenção para dentro das salas de aula”. Ele ainda reforçou que a tecnologia e os sistemas de alerta só são eficazes quando há engajamento social e compreensão sobre a importância da prevenção.
Já para Luciana Feldman, chefe de Gabinete da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, as medidas são urgentes e exigem prioridade nos investimentos. “A cidade de São Paulo tem priorizado medidas de preparação e mitigação às mudanças climáticas com investimento em energia limpa, aumento das áreas verdes e justiça climática”.
Para a pesquisa da Universidade de Brasília, Profa. Dra. Farah Ajalova o momento é de fortalecimento das políticas de resiliência climática e a COP30 será fundamental para atrair investimentos para São Paulo. “A COP29, em Baku, discutiu as medidas necessárias para aumentarmos as resiliências das cidades e na COP30 teremos a continuidade dessa discussão com a efetivação de medidas concretas”.
A diretora Sênior da Kearney Sustentabilidade e Cooperação Internacional, Flávia Ribeiro, reforçou a necessidade de integração cada vez maior entre o setor privado e o setor público, principalmente para a captação de investimentos ligados à adaptação climática das cidades, além da necessidade de se desenvolver alertas cada vez mais acessíveis e precisos.

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é um evento internacional pré-COP promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reúne especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater desenvolvimento sustentável e economia verde. A estrutura montada no Parque Villa-Lobos conta com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.
Os debates estão organizados em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular também conecta todos os palcos e se estende à Casa da Economia Circular, com vivências e workshops sob curadoria do Movimento Circular.
Na área de inovação, universidades e institutos tecnológicos discutem o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde é o centro das discussões, com presença de lideranças políticas e convidados nacionais e internacionais. Acompanhe em tempo real a programação do Summit Agenda SP+Verde. Fonte: SP Notícias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *