Geral

Tribunal de Contas SP aprova retomada de escolas cívico-militares em Sorocaba

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou a retomada do Edital Seduc nº 1/2025 a respeito da habilitação, critérios e credenciamento das escolas cívico-militares. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) será responsável pela continuidade do processo de implantação das unidades. A decisão é de semana passada, publicada em 19 de novembro. “A seleção dos profissionais já foi concluída e a relação dos militares escolhidos será republicada no Diário Oficial do Estado”, afirma a Seduc-SP.
A cidade de Sorocaba terá duas escolas cívico-militares. As unidades foram escolhidas por meio de consulta pública. Alunos, pais de alunos, professores e funcionários puderam participar das votações. As escolas escolhidas foram a Escola Estadual (EE) Professor Jorge Madureira, localizada na rua Geraldo Ribeiro Duarte, 736, no jardim Guaiba, e a EE Professor Lauro Sanchez, localizada na rua Arnaldo Cunha, 237, no jardim Nair. Serão permitidas, no máximo, a migração de 100 unidades escolares estaduais no Estado de São Paulo.
As escolas foram responsáveis por constituir a sua Comissão Consultiva Local, para orientar e conduzir o processo de consulta pública. As votações ocorreram de 17 até 31 de março, por meio de login e senha dos participantes na site da Secretaria Escolar Digital (SED). A previsão é que 50 mil estudantes sejam beneficiados com a mudança. Segundo a Seduc, “a proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar”, explica.
A secretaria também será responsável pelo currículo das escolas cívico-militares e pela formação dos profissionais de educação. Já a Secretaria da Segurança Pública será destinada a indicação dos policiais militares da reserva que serão monitores das novas unidades, além do desenvolvimento de atividades extracurriculares na modalidade cívico-militares, organização e segurança escolar. Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *