Cinco das principais obras que estão sendo realizadas no estado de São Paulo foram destaques na Semana Nacional da Engenharia, conquistando prêmios na categoria Melhores e Maiores Obras. Entre os projetos premiados estão a requalificação da avenida Santo Amaro, que moderniza um dos principais corredores da zona sul com novas calçadas, pontos de ônibus acessíveis, enterramento da fiação e áreas verdes ampliadas, e a restauração da Passarela Ciccillo Matarazzo.
A conquista da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a SPObras pretende reforçar o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a inovação, a qualidade e a eficiência na engenharia pública. Além disso, com investimento de R$ 4,3 bilhões, as rodovias do Lote Litoral Paulista passarão por obras de modernização ao longo de 213 quilômetros (km) de extensão, com prazo de concessão de 30 anos.
A requalificação da avenida Santo Amaro, trará modernidade àquela região que é um dos principais corredores da zona Sul. Ganhará novas calçadas, pontos de ônibus acessíveis, enterramento da fiação e áreas verdes ampliadas, e a restauração da Passarela Ciccillo Matarazzo. A obra projetada por Oscar Niemeyer e volta a conectar o Parque do Ibirapuera ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) com acessibilidade e segurança.
Também receberam destaque o Reservatório Antonico 2, no Morumbi, com capacidade para armazenar 133,5 mil metros cúbicos de água e reduzir enchentes históricas. Além do túnel sob a avenida Cecília Lottenberg, que integra o prolongamento da avenida Dr. Chucri Zaidan e melhora a ligação com estações de trem e metrô. O novo túnel promete menos trânsito e benefício para mais de 260 mil pessoas.
E a Ponte Graúna-Gaivotas, nova travessia sobre a Represa Billings que conecta bairros do extremo sul e amplia a fluidez do tráfego e o acesso ao transporte público. Nova ponte promete mudar a mobilidade de 1 milhão de pessoas. As obras premiadas, segundo a Secretaria, refletem o avanço das políticas de infraestrutura voltadas à mobilidade, sustentabilidade e segurança viária na Capital. Fonte: Jornal Gazeta de S. Paulo.