Geral

AEASMS também marca presença na 80ª Semana da Engenharia do Confea

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos Servidores Municipais de Sorocaba (AEASMS), também marca presença à 80ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). Realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o evento prossegue até esta quinta-feira (9), em Vitória (ES). A AEAMS está representada no envento pelo seu diretor financeiro, arquiteto André Dias Gonsalves, juntamente com diretores da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS).
Além de participar de painéis que abordam os mais diversos temas voltados às áreas de energia limpa, mobilidade urbana, planejamento urbano, entre outros, nesta terça-feira (7), foram anunciados na SOEA os vencedores do Prêmio de Inovação do Confea-X: na primeira posição ficou o projeto de “Fiscalização por IA Generativa, do Crea de Santa Catarina. “Está sendo dias de intenso aprendizado e atualização profissional para todos os participantes”, destacou o diretor da AEASMS.
André Dias Gonsalves (primeiro a partir da direita), com diretores da AEAS, no recinto onde ocorre a 80ª SOEA, em Vitória (ES).  

Prêmio Confea

Os três projetos finalistas do Prêmio Inovação foram dos Creas de Santa Catarina e Minas Gerais: a Fiscalização otimizada por meio de inteligência artificial generativa (Crea-SC); inteligência artificial e banco de dados para aperfeiçoar as rotinas, processos e trabalhos internos do Regional (Crea-MG) e containers modulares que podem ser montados e desmontados a depender de onde houver demandas de obras e, assim, dar vida ao Crea Móvel (Crea-MG).
O anúncio do projeto vencedor inaugurou a programação do Estande Confea/Crea-ES na ExpoSoea no início da tarde desta terça-feira (7/10). De acordo com a consultora de inovação do Confea, Ana Krüger, o prêmio faz parte da jornada Confea-X, que estimulou inovação em todos os Creas. “A ideia era resolver antigos problemas com novos formatos de solução, com resultados que transbordem o Sistema Confea/Crea. Isso é muito novidade para o setor público. O objetivo é simplificar para errar mais rápido e mais barato”, disse.

Equipe do Crea-SC celebra primeiro lugar

“Criamos essa marca para rever a forma de pensar o Sistema, para que as pessoas possam propor caminhos e solução para o Sistema Confea/Crea, por meio da hackathon e workshops, na contrução de um novo ecossistema”, explicou Vinicius Marchese, presidente do Confea. Em seguida, Marchese anunciou que o primeiro lugar ficou para o projeto do Crea-SC.
O DataFiscaliza, projeto do Crea-SC, usa dados de fontes confiáveis e atuais, que gera para o fiscal respostas seguras, explicou o gerente adjunto de Fiscalização do Regional catarinense, Sandro Marcus Ernst. “Usamos IA generativa e treinamos machine learning”, disse. Com a ferramenta, a fiscalização deu um salto de 170% em relação a 2023.
Em segundo lugar, ficou a plataforma, também de inteligência artificial, do Crea-GO, que tem diversas funções voltadas para a otimização dos processos internos, além de chatbot. O tempo de atendimento aos profissionais foi reduzido em 90% a partir do uso do chatbot. A plataforma foi apresentada pela analista de Engenharia Civil Letícia Dafico e pelo analista de Tecnologia da Informação Mateus Santos, ambos do Crea-MG.
O Crea Modular, projeto pelo Crea-MG, ficou em terceiro lugar. Estado com o maior número de municípios do Brasil (853), o Crea não conseguia oferecer estrutura física para todos os profissionais. “Perdíamos oportunidade de interação com nossos clientes, e networking”, explicou a gerente do Departamento de Planejamento, Gestão e Inovação do Crea-MG, Marcella Araújo. “Minas está com muita obra em lugares que o Crea não consegue estar presente. Faltam base fixa local, perdemos capilaridade. Sem ver o Crea, o profissional não tem incentivo pra pagar o Crea”. A solução é uma unidade móvel do Crea, feita com container, uma estrutura modular climatizada, uma possibilidade real de trabalho, com conforto. “A pessoa pode ficar ali o dia inteiro”, garante Marcella. A estrutura fica pronta em 40 dias e uma unidade custa R$ 226 mil por doze meses.
O Prêmio Trilha foi só a inauguração do Estande Confea/Crea-ES! Diversas atividades tomarão conta do espaço de destaque da ExpoSoea, entre painéis, consultorias e lançamento de cartilha. Também é nesse estande que está sendo promovida ação do Sicoob de degustação gratuita do café Seleção do Mário, 100% Arábica, completamente capixaba, da região do Alto Caxixe.
Entre os painéis a serem realizados está o “Engenharia do cuidado: inclusão e felicidade”, que contará com participação de Cleiton Lourenço de Oliveira, professor da Universidade Federal de Lavras, que falará de hidroterapia como ferramenta de inclusão social, e do conselheiro do Crea-AL e felicitador Nelson Oliveira, com o tema “Engenharia da felicidade”. Esse encontro se dará às 14h de quinta-feira (9/10). A cartilha a ser lançada é a Concreteiras, preparada pelas Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (17h30 de quarta-feira, 8/10).
Próximo ao Estande, o Palco da Feira tem uma agenda musical interessante, sempre às 18h30. Nesta terça, quem toca é a banda de pop-rock regional Casaca. Na quarta, a banda Macucos preencherá o ambiente com muito reggae, pop e MPB. Às 12h de quinta-feira, a bandeira da Soea será transmitida do Crea-ES para o Crea-SE, próximo anfitrião da Semana. O ritual se dará também no Palco da Feira. Na quinta-feira à noite, o show será do Monobloco. Fonte: Confea.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *