A Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB) convida arquitetos e urbanistas de todo o país a participarem ativamente da escolha dos projetos que irão compor o Pavilhão Brasil. A votação, exclusiva para profissionais com registro ativo no CAU, já está aberta pelo app: bienal-vote-hub.lovable.app.
Prevista para ocorrer de 27 de fevereiro a 30 de abril de 2026, a BAB será realizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, ocupando uma área total de 20.000 m² distribuídos em diversos pavilhões. O evento cultural inédito é inspirado em modelos internacionais como a Bienal de Veneza, mas com foco na valorização da produção arquitetônica nacional e na aproximação da arquitetura com a sociedade.
A BAB nasce com o propósito de democratizar o acesso à arquitetura, mostrando ao grande público que ela está presente no cotidiano como ferramenta prática, cultural e sensível de transformação.
Mais que uma mostra, o evento será uma experiência imersiva e educativa, com espaços que misturam: ambientações reais; ativações sensoriais; exposições de marcas e novos talentos; e conteúdos formativos e interativos. Ao reunir diferentes territórios, vozes e modos de habitar, a Bienal busca ampliar o entendimento da arquitetura como bem cultural e fortalecer o diálogo entre profissionais, instituições, marcas e sociedade.
27 estados, 27 experiências imersivas
Um dos grandes destaques da exposição é o Pavilhão Brasil, que contará com 27 ambientes de interiores, cada um representando um Estado brasileiro. O espaço propõe uma verdadeira imersão nas múltiplas identidades, culturas, paisagens e linguagens arquitetônicas do país, um panorama vivo da diversidade nacional. Cada ambiente será resultado de uma concorrência de arquitetura organizada pela plataforma Archa, que promove um processo colaborativo, transparente e acessível.
Os projetos finalistas de cada Estado agora seguem para a etapa de votação dos profissionais. Para votar, o processo é simples: acesse bienal-vote-hub.lovable.app; confirme seus dados profissionais e escolha o projeto finalista que melhor representa a essência arquitetônica da sua região. Mais informações pelo site: https://www.bienaldearquiteturabrasileira.com/. Fonte: CAU-BR.