Geral

Brasília recebe o 4º Congresso Latino Americano das Engenharias

A capital Federal sedia nesta segunda-feira (8), a quarta edição do Congresso Latino-Americano das Engenharias (Clae) e o 5º Encontro das Engenharias do Brasil (Endeb). O Congresso reunirá profissionais, estudantes, pesquisadores, mestres, doutores, empresários, gestores públicos e entusiastas da engenharia. O evento ocorrerá no auditório do Crea-DF, a partir das 9h da manhã, com inscrições gratuitas tanto no formato presencial (para inscritos de Brasília-DF) quanto no formato on-line (para participantes de outros estados e países).
Desde 2019, o Encontro das Engenharias do Brasil (Endeb) consolidou-se como um dos mais importantes movimentos nacionais de integração, troca de conhecimento e valorização das diversas áreas da engenharia. Nascido com o propósito de reunir estudantes, profissionais, lideranças institucionais, pesquisadores e agentes do setor produtivo, o Endeb evoluiu rapidamente, tornando-se referência em debates sobre infraestrutura, inovação, sustentabilidade, segurança, gestão, tecnologia e desenvolvimento econômico.
Em 2022, com a expansão natural do impacto alcançado no Brasil, nasceu o Congresso Latino-Americano das Engenharias (Clae) marco histórico que ampliou a presença do evento para além das fronteiras nacionais, reunindo representantes de diversos países e promovendo uma verdadeira conexão continental entre instituições, câmaras, conselhos e especialistas.
Hoje, após anos de fortalecimento, expansão e reconhecimento institucional, o Clae/Endeb chega a 2025 como uma das maiores plataformas de integração técnica e científica da engenharia latino-americana. A edição deste ano, realizada pela Play Produções e coordenada pelo engenheiro civil Yago Porto Rocha, representa uma continuidade dessa trajetória de impacto, construindo pontes entre a academia, os conselhos profissionais, o setor produtivo, a pesquisa aplicada e a inovação.
Com apoio oficial do Sistema Confea/Crea e Mútua, o evento reafirma seu papel estratégico: promover diálogos globais, impulsionar a formação de profissionais altamente capacitados e fortalecer a engenharia como motor central do desenvolvimento sustentável e tecnológico do continente. A temática geral, “Da Integração à Neutralidade”, reforça o compromisso das engenharias com infraestrutura inteligente, inovação, sustentabilidade e energia limpa. Faça sua inscrição aqui

Participantes internacionais terão acesso on-line gratuito.

Prêmio IMHOTEP 2025:

Durante o encerramento, ocorrerá a cerimônia oficial de entrega do Prêmio Imhotep 2025, que reconhece personalidades e iniciativas de destaque. Para votar, é obrigatório estar inscrito no evento. Para votar acesse aqui


Pragramação

Painel 1 — “Da Universidade ao Mercado Latino-americano: Como Engenheiras Estão Redesenhando o Setor”; mediação: Eng. Eletricista Fabyola Resende (Brasil)
Painelistas: Eng. Agrônoma Marjorie Stemler, Eng. Civil Luciana da Rocha e Maria Amélia Rodrigues — Técnica em Automação Bancária e futura Eng. de Segurança do Trabalho.

Painel 2 — “A Engenharia como Motor de Integração Produtiva e Transferência Tecnológica na América Latina”. Mediação: Eng. Mecânico Jorge Ney Brito (Brasil), Presidente da Copimera.
Painelistas: Edwin Chavarri Carahuatay (Peru), Diego Venegas Vásconez (Chile), Jairo Francisco Cascarro Leal (Porto Rico) e Oscar Celín Gómez (El Salvador).

Painel 3 — “Energia Nuclear: O Brasil no Caminho do Futuro”. Mediação: André Osório;

Painelistas: Dr. Giovanni Laranjo de Stefani — Engenheiro Nuclear; Nathalie Gaioti — Eng. Ambiental, Arquiteta Urbanista e Embaixadora Nuclear da ABEN; Jairo Bastos — Eng. de Produção, Eng. de Segurança do Trabalho e Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais.

Painel 4 — “IA na Engenharia: Expectativas, Impactos e Soluções”. Mediação: Maruska Bueno — Engenheira;
Painelistas: Hudson Capanema — Engenheiro Eletrônico e de Automação; Gustavo Luigi — Diretor de Operações da X-Via; Eng. Mecatrônico Fábio Guimarães e Maruska Bueno — (também mediadora).

Painel 5 — “Engenharia Diagnóstica: Conservação, Manutenção e Valorização do Ambiente Construído”
Mediação: Eng. Arthur Ferreira;
Painelistas: Eng. Eletricista Elio Veit Preto, Eng. Mecânico Francisco Correa Rabello e Eng. Civil José Elde.

Painel 6 — “Inovação, Sustentabilidade, Transformação Digital, Cidades Inteligentes, Energia Limpa e Cooperação Internacional”. Mediação: Eng. de Produção Mário Rodrigues;
Painelistas: Eng. Civil Roberto Viana, Eng. Eletricista Francirley Paz — Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, Eng. Química Larissa Lima e Mário Rodrigues (mediador).

O CLAE/ENDEB 2025 representa uma oportunidade única para quem acredita no poder transformador da engenharia. Seja presencialmente em Brasília ou on-line de qualquer lugar do mundo, participe desta edição histórica e faça parte da construção de uma América Latina mais integrada, tecnológica e sustentável. Fonte: Confea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *