Geral

Como é o registro automático de profissionais do Crea-SP

Instituido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), de São Paulo, o registro automático de profissionais facilita o ingresso de formandos e profissionais ao Sistema Confea/Crea. Voltado para graduados em Engenharia, Agronomia, Geociências, cursos de Tecnólogo e Design de Interiores, o novo processo permite a emissão da Carteira de Identidade Profissional (CIP) de forma imediata e diretamente pelo site do Conselho. “Os benefícios do registro automático são muitos. Otimizamos o serviço e, ao mesmo tempo, reduzimos as etapas burocráticas que oneram o tempo das nossas equipes. O resultado disso é que contribuímos para a regulação do mercado de forma mais ágil, e com mais profissionais trabalhando dentro da legislação”, destacou a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.
O novo serviço funciona por meio de uma integração do Conselho com a plataforma de Registro Único, do Confea. Isso permite que, com apenas alguns cliques, e toda a segurança e confiabilidade dos sistemas do Crea-SP, o profissional obtenha seu registro automaticamente. Emerson Cavalcanti, engenheiro de produção com outras duas formações em pós-graduação em curso pela Uninter, destacou a praticidade da ferramenta. “O processo de registro automático é bem funcional e simples. A interface é muito intuitiva e objetiva, lembra muito a do e-gov”, comparou. Com 20 anos de experiência na indústria, antes de sua graduação, o profissional pretende agora abrir uma empresa de consultoria de engenharia e planeja seguir utilizando os serviços digitais do Crea-SP.
Recém-formado em engenharia de software, David Siqueira também compartilhou sua experiência na plataforma. “Foi bem tranquilo e rápido. Fiz o cadastro manual do meu diploma e funcionou perfeitamente”, relatou. O profissional, que atua como gerente administrativo em uma revenda de gases há 30 anos, realizou seu primeiro acesso ao portal para obter o registro e aprovou a digitalização e a dinâmica do sistema.
Para quem ainda não usou a plataforma, a operação é simples: o profissional acessa o portal de Registro Único com login Gov.br, preenche o formulário e anexa o diploma digital no formato .XML – conforme determina a Portaria nº 70 do MEC. A tecnologia implementada permite que o sistema reconheça e valide automaticamente os dados do diploma.
Além da agilidade, o sistema segue com a oferta de um benefício adicional: formandos que realizam o registro em até 180 dias após a colação de grau têm direito a 90% de desconto na primeira anuidade. E mesmo nos casos em que o diploma ainda não está pronto, o envio da lista de concluintes pela instituição de ensino permite que o registro automático seja realizado com base no arquivo XML.
A iniciativa reforça o compromisso do Crea-SP com a modernização dos processos e com a valorização dos profissionais que ingressam no mercado. Promovendo mais eficiência e acessibilidade desde os primeiros passos de sua trajetória profissional. Crea-SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *