Geral

Conferência Internacional reunirá conselhos de arquitetura do Mercosul e de outros países

A Conferência Internacional CAU 2025, que será realizada de 4 a 6 de setembro, em Brasília, contará com uma programação especial com representantes de entidades de arquitetura e urbanismo de diversos países do mundo. Durante os três dias de evento, eles se reunirão na Sala Itamaraty para compartilhar experiências e perspectivas profissionais.
Um dos eventos dessa sala será o 1º Encontro de Conselhos e Entidades de Arquitetura entre os Países Signatários do Acordo Marco do Mercosul, que contará com a participação de representantes do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai. Nesse encontro, serão debatidos os termos do Acordo Marco do Mercosul, assinado em Montevidéu, em 2022.
O acordo aborda o reconhecimento mútuo de qualificação profissional e registros temporários entre os países signatários. No Brasil, a matéria tramita no Congresso Nacional em regime de urgência, tendo passado por todas as comissões necessárias para aprovação. “Temos a expectativa de iniciar as tratativas que vão estabelecer normas e regras para a efetivação do acordo entre o CAU/BR e conselhos e entidades de outros países”, explica o coordenador da Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI-CAU/BR), conselheiro federal Carlos Lucas Mali.
O debate contará com a participação do subchefe da Divisão de Negociação de Serviços do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Pedro Mendonça Cavalcante, que possui mais de uma década de experiência em assuntos econômicos internacionais, política de investimentos e negociações sobre comércio de serviços. Além disso, durante a Conferência ocorrerá também o V Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo, com vários representantes já confirmados:

• Presidente Patrícia Sarquis Herden, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)
• Presidente Evelyn Lee, da American Institute of Architects (AIA)
• Presidente Donatien Kasseyet Kalume, da Africa Union of Architects (AUA)
• Presidente Ibrahim Alhindi, da Association of Architects of Palestine (AAP)
• Presidente Charles Ntsindiso Nduku South African, do Council for the Architectural Profession (SACAP)
• Presidente Manolo Joaquin Maita Espada, do Colegio de Arquitectos de Bolivia (CAB)
• Presidente David Ray, da Federación Argentina de Entidades de Arquitectos (FADEA)
• María Samaniego Ponce, da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA)
• Presidente María Luz Cubilla, da Asociación Paraguaya de Arquitectos (APAR)
• Presidente Avelino Oliveira, da Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT)
• Presidente Victor Leonel António da Conceição Miguel, do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa –CIALP
• Vice-presidente Fabien Gantois, do Conseil National de l’Ordre des Architectes (CNOA)
• 3ª Vice-Presidente Caroline Marie-Calixte, do Conseil Régional de l’Ordre des Architectes de Guyan
• Han, Young-Keun, do Korean Institute of Architects (KIA)
• Presidente Alberto Leira, da Sociedad De Arquitectos Del Uruguay (AS
• CEO Michael J. Armstrong, do National Council of Architectural Registration Boards (NCARB)

Durante o encontro, eles falarão, entre outros tópicos, sobre o histórico e a organização dos seus respectivos conselhos; a situação geral da arquitetura e urbanismo nos seus países; as formas de registro, regulamentação e fiscalização do exercício profissional. Na Sala Itamaraty, também ocorrerá, pela primeira vez fora dos Estados Unidos, o International Regulation Roundtable, que é um fórum de informações e debates sobre registro e reciprocidade internacional.
O evento é organizado anualmente pelo National Council of Architectural Registration Boards (NCARB), uma organização sem fins lucrativos pelos conselhos de licenciamento de arquitetura de 55 estados e territórios dos EUA. Na Sala Itamaraty, o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) se reunirá, de forma ampliada, com a participação de representantes de vários estados brasileiros.

Conferência Internacional CAU 2025

Na Conferência Internacional CAU 2025, memória, espaço e transformação se conectam para repensar o futuro da arquitetura e do urbanismo. Organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o evento deve reunir cerca de 5 mil participantes.
A conferência conta com apoio institucional das entidades do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/BR): Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Fonte: CAU-BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *