Geral

Conselho de Arquitetura e Urbanismo avança em sistema digital com foco em Registro de Responsabilidade Técnica

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), do Brasil, realizou a Oficina de Design e Prototipação do CAU Digital – Módulo RRT. A atividade ocorreu em formato híbrido, com participação de conselheiros federais, presidentes e equipes técnicas dos CAU/UFs, além de representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O encontro faz parte do processo de transformação digital do conselho, que resultará no novo Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), o CAU Digital.
Na abertura, a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, afirmou que o desenvolvimento do novo sistema é resultado de um trabalho coletivo. “É uma construção que precisa ser testada internamente, validada e só então seguir para testes externos”, declarou. Segundo ela, trata-se de uma mudança de paradigma. “Não se trata apenas de uma nova versão do SICCAU, mas de um sistema totalmente novo.”
A criação do CAU Digital foi motivada pelo Diagnóstico Sistêmico Ágil do SICCAU, realizado em 2024. O estudo apontou falhas operacionais no sistema atual, além de problemas estruturais de gestão e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no CAU/BR. A proposta inclui três frentes: desenvolvimento do novo sistema digital, manutenção do SICCAU atual durante o período de transição e reestruturação do processo legislativo do conselho.
A oficina focou no módulo do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), primeiro módulo a ser lançado no CAU Digital. A expectativa é de que cada etapa permita alinhamento sobre as funcionalidades a serem implementadas. “Foi excelente ter a participação e o consenso de todas as instâncias envolvidas e já sairmos com um protótipo definido para o módulo RRT”, explicou Bruno Torquato, gerente do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do CAU/BR.
Durante as discussões, Patrícia Sarquis Herden ressaltou que o processo exige engajamento coletivo e cautela na definição das funcionalidades. “Nosso desafio é entregar uma solução funcional e estável, que atenda as necessidades dos arquitetos e urbanistas”.
A presidente também destacou o envolvimento dos participantes. “O capital intelectual reunido aqui é fundamental. Estamos construindo algo que é nosso. Queremos poder dizer, no futuro, que participamos da criação do CAU Digital”.
A próxima oficina será sobre o processo de Registro Profissional e Carteiras Profissionais, nos dias 11 a 13 de agosto de 2025, em Brasília. Saiba mais: https://caubr.gov.br/cau-br-firma-parceria-estrategica-com-gartner-para-o-desenvolvimento-do-cau-digital. Fonte: CAU-BR.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *