AEASMS celebra 19 anos de fundação nesta sexta-feira

Criada para defender os interesses de seus profissionais que atuam no serviço público municipal, sem esquecer o compromisso social com a comunidade sorocabana, com participação ativa em campanhas e atividades de interesses comunitárias. Foi com esses objetivos que um grupo de profissionais, servidores de carreira da municipalidade, fundaram nasceu em 7 de julho de 2004 a Associação dos Engenheiros e Arquitetos Servidores Municipais de Sorocaba (AEASMS).

Os primeiros diretores e conselheiros tomaram posse oficialmente num jantar de confraternização em 11 de dezembro de 2004, coincidentemente data em que se comemora o Dia do Engenheiro. A primeira diretoria executiva foi presidida pelo Engº Julio Tadeu Pinto; Eng.º José Carlos Tavares D’Almeida (vice-presidente), Eng.º Roberto Araújo Battaglini (diretor administrativo) e arquiteto Isalberto Valente Boff (diretor financeiro).
O presidente André Dias Gonsalves afirmou que nos próximos dias, uma confraternização com os associados será realizada para celebrar o aniversário de fundação da AEASMS. Ressaltou a importância da entidade desde o seu nascimento, tendo atuação destacada em várias ações por iniciativa própria ou em parceria como por exemplo em campanhas realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade do Município. “Temos conquistas e avanços importantes para nossa categoria, como a reivindicação junto a administração municipal, de melhorias e reforço no quadro de funcionários, pelo realinhamento salarial da categoria. Solicitações atendidas pelo prefeito Rodrigo Manga, com a realização de concurso e contratação de novos engenheiros civis”, afirmou.

A AEASMS é uma entidade declarada de Utilidade Pública, por meio da Lei Municipal n.º 7.438, de 21 de julho de 2005. Congrega profissionais da área tecnológica em nível superior, devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Seus associados são funcionários em caráter efetivo do serviço público municipal, quer seja por meio dos órgãos da administração direta, indireta, autárquica ou fundacional.

Conquistas

Nesses 18 anos de existência a AEASMS implementou um trabalho contínuo de apoio e defesa da categoria que representa, como negociações junto a prefeitura para correção da defasagem salarial que vem desde 2008, valorização dos profissionais, melhores condições de trabalho e realização de concurso público para repor o quadro de pessoal.
A entidade também encampou e apoiou demandas de interesse das categorias, como a aprovação do Decreto-Lei que tornava crime o exercício ilegal das profissões de engenheiro, arquiteto, agrônomo e médico veterinário.

Em outras frentes, por iniciativas próprias ou em parceria, a AEASMS participa ativamente de campanhas, como as desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, com doação de cestas básicas, doces e outros produtos, bem como a doação de valores à Santa Casa de Sorocaba. Outra ação foi a realização de serviços de poda de árvores no interior e entorno da Escola Integrar de Sorocaba.
Realização de palestras nas Universidades, abordando temas de interesse dos alunos das áreas de Engenharia e Erquitetura, como a Aprovação de Projetos na prefeitura, cursos de capacitação internos, como o de Atualização de Topografia, realizado recentemente, foram outras atividades desenvolvidas pela AEASMS beneficiando a comunidade.
Foi da AEASMS também, a iniciativa do Monumento à Matemática, inaugurado em 2019 na Universidade de Sorocaba (Uniso), projeto concebido pelo engenheiro Adalberto Nascimento (in memorian), um dos fundadores desta entidade. Outras conquistas importantes para os associados são as parcerias, como a da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), onde o titular e dependentes têm desconto de 10% a 25% em cursos de pós-graduação ou de férias.
Outro avanço foi a parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), firmada em maio último. Aqui os associados das duas entidades poderão desfrutas de cursos, palestras e workshops, além da intenção de fomentar temas importantes incluindo parcerias e trabalhos com universidades e instituições de ensino, colocando a classe como parceiro relevante e presente nas questões que envolvem cidades e comunidades, incluindo temas educacionais.

O presidente André Dias Gonsalves, destaca que as conquistas, resultado do trabalho que vem sendo realizado desde a primeira diretoria. “Avançamos significativamente, porém, ainda temos muito a conquistar. Para que isso aconteça devemos ter como meta três objetivos: o que queremos, como alcançar e de que forma sustentar. Só atingiremos tais objetivos com motivação, com a participação de todos e principalmente união”, afirma.

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta