Cortando as geleiras, montanhas, margeando belíssimas praias, atravessando morros pedregosos, o deserto, lugares inóspitos e paisagens de tirar o fôlego. O portal Engenharia 360 traz um passeio pelas rodovias mais belas e impressionantes do mundo, obras que transformaram terrenos desafiadores em rotas inesquecíveis, conectando lugares.
Acompanhe o artigo a seguir para entender como elas foram concebidas e construídas, superando obstáculos naturais e integrando-se harmoniosamente ao ambiente. Aprecia esses monumentos à criatividade e inovação!
Icefields Parkway – Canadá
Esta rodovia no Canadá, também conhecida como Highway 93, está localizada entre cachoeiras e florestas de pinheiros, ligando Lake Louise a Jasper. Ela conecta, por 230 km, os parques nacionais de Banff e Jasper – entre glaciares, lagos azuis e florestas. Sua construção exigiu soluções inovadoras para lidar com o terreno acidentado, as baixas temperaturas e a preservação ambiental. Hoje, o percurso conta com passarelas elevadas para animais selvagens, reduzindo acidentes. Por fim, um sistema de drenagem subterrânea e estabilização de taludes para evitar erosão. Vale destacar ainda sua pavimentação resistente, estruturas de proteção contra avalanches, mirantes panorâmicos e acesso às geleiras milenares, como a Athabasca.
Imagem de Ethan Sahagun em Wikipédia –
Chapman’s Peak Drive
Agora, da África do Sul, fica perto da Cidade do Cabo. Uma obra-prima de engenharia costeira, com 9 km de extensão, serpenteando encostas e oferecendo vistas panorâmicas para o Oceano Atlântico. São 114 curvas e diversos túneis escavados nas rochas, além de muros de contenção reforçados. Aqui, o maior desafio de manutenção são os constantes deslizamentos erosões causados pelo vento marinho, exigindo sistemas modernos de monitoramento geotécnico e iluminação especial noturna. Imagem de kallerna em Wikipédia.
Great Ocean Road
Rodovia na Austrália, está no estado de Victoria, possui uma engenharia extremamente ousada, principalmente se considerarmos em como ela foi moldada às falésias e praias, algo que exigiu cortes precisos na rocha e aterros para a criação de um percurso seguro e acessível. Também é possível notar mirantes estrategicamente posicionados para maximizar a experiência do viajante. Além disso, a estrutura foi projetada para resistir à erosão costeira e às intempéries. Imagem de Diliff em Wikipédia
Big Sur Coast Highway
Passeio é pela Califórnia, percorrendo a lendária Rota 1. Ao longo de 140 km, entre a costa do Pacífico e paredões rochosos, é um exemplo de resiliência e adaptação, repleta de obras de contenção e reconstrução frequentes para garantir segurança e a fluidez. O ponto alto é a Ponte Bixby Creek, de 1932, em forma de arco de concreto. A estrutura elegante e robusta permitiu a conexão de trechos isolados, possibilitando a travessia por uma das regiões mais acidentadas. Imagem de Fred Moore em Wikipédia
Jebel Hafeet Montai Road
Vamos para os Emirados Árabes Unidos, uma rodovia com 11 km. Da década de 1980, está elevada a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, plena de curvas e aclives acentuados. Durante as obras, foi preciso lidar com um terreno desértico e rochoso, escavações e pavimentos que garantissem a durabilidade e a segurança em condições extremas de temperatura. Imagem de Wikipédia.
Milford Road
Na Ilha Sul da Nova Zelândia, por 120km liga Te Anau e Milford Sound. Rodovia desafiou a engenharia por atravessar o Fiofdland National Park. A região é extremamente montanhosa e úmida, repleta de vales profundos e rios. O destaque é o túnel Homer, com 1,2 km escavados na rocha de granito sólido, permite a passagem por uma das áreas mais isoladas do país. Imagem de MSeses em Wikipédia
Ring Road
Todos os 1.332 km da Islândia podem ser percorridos por esta rodovia que atravessa vulcões, geleiras, campos de lava e fiordes. Infraestrutura para resistir a erupções e condições climáticas extremas – inclusive suas estruturas são flexíveis para absorver tremores sísmicos. Ela possui pontes móveis, trechos elevados e pavimentação especial. Portanto, podemos dizer que se trata de um exemplo de engenharia adaptativa. Imagem de Wikipédia
Blue Ridge Parkway 
Nos Estados Unidos, a estrada-parque cênica da Carolina do Norte foi projetada para ser uma imersão na natureza. São 755 km de extensão, construída a partir de 1935, destaca-se por ter um traçado adaptado harmoniosamente ao terreno rochoso dos Apalaches. Repleta de curvas suaves, declives graduais e diversas construções comerciais ao longo do percurso. Imagem de Ken Thomas em Wikipédia
Going-To-The-Sun Road
Travessia do Parque Nacional Glacier em Montana (EUA), um feito notável da engenharia num ambiente alpino. Cerca de 80 km integrando-a à paisagem com montanhas, lagos e geleiras. Obra desafiadora pelo terreno, condições climáticas e a preservação do ecossistema. Engenheiros lidaram persistentemente com grandes quantidades de neve e gelo e ambiente altamente selvagem. Imagem de MPSharwood em Wikipédia
Passo Stelvio
Na Itália, são 75 km, a 2757 m de altitude. É famosa pelas 60 curvas em zigue-zague, serpenteiando montanhas de forma vertiginosa. Foi um desafio de design e execução, projetada para superar grandes diferenças de elevação em um espaço limitado. Cada km foi planejado para permitir a passagem segura em um terreno extremamente íngreme. Obras de escavação e contenção para garantir a estabilidade da estrada em meio a avalanches e deslizamento de rochas. Imagem de Marco Mayer em Wikipédia.
Transfagarasan
Uma das mais espetaculares da Romênia e das mais belas do mundo. São 150 km, passando pelos Montes Cárpatos, com até 2042 m de altitude no pico. Envolveu a escavação de túneis e obras de viadutos em regiões de difícil acesso, enfrentando avalanches e temperaturas congelantes. Destacar para as fontes suspensas e viadutos em vales profundos, além do túnel de 884m atravessando o Lago Balea. Imagem de Andrei Stroe em Wikipédia
Rodovia do Atlântico 
Está na Noruega, uma das estradas mais bonitas do mundo, em termos de engenharia marítima. São 8,4 km de extensão, ligando a Ilha de Averøy ao continente, passando por uma série de pequenas ilhotas através de um complexo sistema de pontes e viadutos. Seu maior destaque é a Ponte Storseisundet, de curvatura e inclinação que cria ilusão ótica, com a impressão de que a via desaparece em direção ao céu. Imagem de Iwoelbern em Wikipédia.
Rota Alpina Kurobe-Tateyama
Liga as províncias de Nagano e Toyama, no Japão, é um exemplo de sistema de transporte completo, com ônibus, trólebus, teleféricos e um túnel ferroviário, além de trechos rodoviários. Um dos pontos mais notáveis é o Yuki no Otani, um paredão de neve que pode atingir 20m de altura, pelo qual os veículos passam. Vista para a Represa de Kurobe, a mais alta do país, um exemplo de engenharia hidráulica. Imagem de Uryah em Wikipédia
Garganta Dades 
Situada entre as montanhas Atlas e Anti-Atlas, no Marrocos, foi esculpido naturalmente um desfiladeiro árido próximo ao Rio Dades. Justamente nesta paisagem de topografia irregular que foi encaixada, esta estrada repleta de curvas fechadas, proporcionando uma experiência de condução única. Certamente é um testemunho da capacidade dos engenheiros de construir infraestruturas funcionais em ambientes hostis, onde a natureza impõe desafios significativos. Imagem de Rosino em Wikipédia
Rodovia Overseas
Na Flórida (EUA) esta rodovia de 180 km que se estende sobre o mar, ligan-do Miami à Key West. Muito interes-sante pelas 40 pontes, incluindo a famosa Seven Mile, que exigiu soluções complexas para fundações em águas profundas, resistência à corrosão da água salgada e à força de furacões. Design de longos vãos e estruturas robustas. Imagem de United States Department of Transportation em Wikipédia
Grossglockner High Alpine Road
No coração dos Alpes, na Áustria, esta rodovia de 48 km leva ao pico mais alto do país, Grossglockner, a 3798m. Atravessa o Parque Nacional Hohe Tauern, possui 36 curvas sinuosas e vistas panorâmicas de cadeia de montanhas, lagos, geleiras e penhascos rochosos. Foi cuidadosamente planejada para superar grandes diferenças de elevação e garantir a segurança dos viajantes. Possui diversos túneis, viadutos e estruturas de contenção. Imagem de Holger.Ellgaard em Wikipédia
Exemplos brasileiros
Será que podemos destacar exemplos de rodovias bonitas aqui do Brasil? Sim, é claro! Para começar, a Estrada da Graciosa, no Paraná, que foi inaugurada em 1873 e liga Curitiba a Antonina, cortando a Mata Atlântica, passando por trilhas históricas e pontes de pedra. E também a Serra do Rastro, em Santa Catarina, repleta de curvas fechadas e visuais de tirar o fôlego; ela foi projetada para vencer um desnível de mais de 600 metros em terreno serrano, utiliza pavimentação especial para resistir às baixas temperaturas e sinalização horizontal e vertical específica para curvas fechadas. Fonte: https://engenharia360.com