A implantação do trem intercidades entre São Paulo e Sorocaba está incluída no estudo do pacote de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). As análises das ações foram anunciadas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). No total, são 15 projetos de concessões e PPPs, que representam investimentos que podem ultrapassar os R$ 180 bilhões em todo o Estado de São Paulo.
Esses projetos envolvem diversas áreas, como transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação e desenvolvimento urbano. Dentre os projetos autorizados, está a implantação do trem intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo, uma iniciativa cobrada pelo deputado estadual Carlos Cezar (PL) desde 2013.
A partir de agora, será iniciada a fase de elaboração de estudos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, bem como de modelos de negócio para a estruturação desses projetos. O trem Sorocaba x São Paulo faz parte de um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô, com investimentos que somam cerca de R$ 69 bilhões.
O sistema de Trem Intercidades (TIC) prevê a criação de uma rede ferroviária regional com quatro linhas a partir da Capital para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. A população de Sorocaba e dos municípios da Região Metropolitana convivem com anúncios de projetos de um trem de passageiros até São Paulo por quase 10 anos, sem perspectivas concretas.
Em setembro de 2013, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informou ao deputado Carlos Cezar que o projeto funcional para um novo serviço de transporte ferroviário entre Sorocaba e São Paulo estava pronto e seguiria em fase de análise de Manifestações de Interesse da Iniciativa Privada (MIP). Mas, ao longo dos anos, não houve avanços significativos nesse sentido.
Durante a gestão 2019/2022, o ex-governador João Doria anunciou planos de privatizações e PPPs para o transporte ferroviário de passageiros, incluindo um projeto de Trem Intercidades em março de 2020 que não contemplava Sorocaba. Em julho de 2020, a STM informou que priorizava o trem São Paulo x Campinas e que os outros serviços intercidades, como Sorocaba, Santos e São José dos Campos, seriam objeto de estudos posteriormente.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul