Geral

Brasileiro que vive na Itália cria bicicleta de plástico reciclado

O designer paulista Francisco Martins Carabetta, de 27 anos, é um dos responsáveis pela “primeira bicicleta construída em impressão 3D de policarbonato 100% reciclado”. A ‘New01bike’ é uma bicicleta de uso comum construída com material composto pela reciclagem de resíduos industriais de policarbonato. O Indexlab, laboratório de design da universidade Politécnica de Milão, na Itália, exalta a sua criação: “Primeira bicicleta construída em impressão 3D de policarbonato 100% reciclado”.

Contudo, o responsável por liderar essa inovação em duas rodas foi o paulista Francisco Martins Carabetta, de 27 anos, que disse ter deixado o Brasil por causa da falta de oportunidades. O produto nasceu da pesquisa de mestrado do jovem designer. Para o jornal Folha de S. Paulo, ele explicou o motivo de ter ido pra Europa: “Eu quis sair do país porque não acreditava mais na conjuntura político-econômica criada pelo atual governo. No Brasil de hoje não temos tecnologia suficiente, nossa indústria é fraca, pesquisas perderam seu valor e a educação é menosprezada”.

Com o nome de ‘New01bike’, o veículo inovador é uma bicicleta de uso comum, mas construída com material composto pela reciclagem de resíduos industriais de policarbonato, que é um plástico altamente resistente: este, se não for reutilizado, pode levar séculos para se decompor. O produto foi desenvolvido em conjunto com a Gimac, uma empresa de tecnologia industrial, com base no processo de impressão 3D.

Sem custo adicionais, o método utilizado permite a criação de bicicletas personalizadas que atendam às características exigidas pelos ciclistas. O processo inteiro de construção dura por volta de 8 horas. Contudo, Cabaretta aponta que futuramente ajustes poderão diminuir ainda mais esse tempo. Após a montagem, o veículo brilha ao olhos devido à sua aparência translúcida, advinda do material reciclado, e por causa de seu estilo minimalista, que torna a peça única.

A ‘New01bike’ é uma bicicleta de uso comum construída com material composto pela reciclagem de resíduos industriais de policarbonato. Foto: Reprodução / Divulgação / Indexlab.

Foto: Reprodução / Divulgação / Indexlab
Fonte: jornal Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *