Iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-Brasil), começa nesta quarta-feira (8) em Brasília, a Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo. Em sua 4ª edição, o evento traz como tema “CAU Brasil: Projeto de Futuro” e acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O evento tem por objetivo ampliar o diálogo dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo com a sociedade civil e obter contribuições e recomendações sobre a atuação do CAU Brasil e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal. Além da grande infraestrutura para o público, quem não puder comparecer pode assistir a transmissão ao vivo. As inscrições já estão abertas.
INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR. CLIQUE AQUI
A programação do evento conta com palestras, mesas de debates e a apresentação de um catálogo de projetos dividido em seis eixos. Os temas são:
- Valorização da Arquitetura e Urbanismo (ATHIS, Projeto Amazônia 2040 e Valorização da qualidade do exercício profissional, Patrimônio);
- Inovação e Articulação (Projetos de Lei e articulação com o Executivo e Legislativo, Inovação);
- Fiscalização (Normatização, relações institucionais e operacional);
- Política Profissional (Projetos, normatização e melhorias);
- Institucionalidade e Internacionalização;
- Formação Profissional (Normativas e relações institucionais, premiações, formação continuada).
Além disso, o encontro contará com exposição cronológica da gestão 2021-2023 do CAU Brasil que mostrará a evolução dos trabalhos promovidos pelo grupo como, por exemplo, a Campanha Mais Arquitetos, Novo SICCAU, Nova Fiscalização, Acordos Internacionais, Projeto Amazônia 2040 e Políticas Afirmativas. E, ainda, uma oficina de planejamento estratégico com a participação dos conselheiros e presidentes dos CAU UFs para definição dos temas e prioridades que poderão dar as diretrizes para a próxima gestão.
A abertura do evento terá palestra magna com o tema “Tecnologia e Inovação” com o palestrante Demi Getschko, engenheiro elétrico, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), considerado um dos pioneiros da Internet no Brasil e atualmente diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a mediação de Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil.
A logomarca da conferência é inspirada no icônico sistema de sinalização da capital federal, de autoria do arquiteto e designer gráfico autodidata Danilo Barbosa. Reconhecida mundialmente, a concepção simples e marcante da obra de Danilo é tão parte de Brasília quanto outros marcos arquitetônicos da cidade.
Confira a programação
8 de novembro
16h às 20h
9 de novembro
14h às 20h
10 de novembro
14h às 20h
PALESTRANTES
É engenheiro eletricista, com mestrado e doutorado em Engenharia. É Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Diretor-Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br) e Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi membro da diretoria da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) pela Country Code Names Support Organization (ccNSO). Foi eleito para o Hall da Fama da Internet na categoria “Conectores Globais” e agraciado com o prêmio “Cristina Tavares” da Sociedade Brasileira de Computação. Foi, ainda, admitido na Ordem do Mérito das Comunicações no “Grau de Oficial” como forma de reconhecimento aos seus serviços relevantes prestados às Comunicações. É editor chefe da Revista.br e escreve quinzenalmente para o jornal O Estado de S. Paulo e para o portal Estadao.com.br.
É Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) e foi Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. É mestrando em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade Católica de Brasília, sendo mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 1993, bacharel em Direito pelo Centro Universitário Euro-americano, 2005, e bacharel como Oficial do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras, 1986.
Arquiteta e urbanista, assessora política, curadora, psicanalista e escritora, escreveu o livro “Empoderamento” (Ed. Jandaira/2019) e seu novo título em lançamento “Se a cidade fosse nossa” (Paz e Terra/2023). Apresenta o Podcast “Já Pensou” e é Colunista do Terra (Nós) e de outros veículos. Discute temas sobre questões raciais e de gênero, direito a cidade e saúde mental. TeDX FGV e Blumenau.
É um homem negro retinto, transexual e neurodiverso (dislexia e TDAH). Palestrante e mentor sobre diversidade e inclusão, é formado em jornalismo pela PUC Minas, em história pela UFMG e pós-graduado em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Além disso, é colunista no Jornal Estado de Minas, é Fellow no ID_BR e ativista das causas negras e trans. Ao longo de sua caminhada, aprendeu a ter orgulho de quem é e da sua essência. Ele transformou suas vivências e conhecimento em sua missão. Seu propósito é colaborar na construção de ambientes mais plurais e inclusivos por meio das Ilhas de Acolhimento.
Fonte: CAU-BR