Você sonha em trabalhar no Canadá? Quem sabe neste ano você não tem a sua chance? Atualmente, o país está com diversas vagas abertas, oferecendo oportunidades para profissionais de outros países, inclusive o Brasil e a Engenharia é uma delas. As vagas são oferecidas principalmente por empresas da região metropolitana de Montreal, que é um dos principais pólos econômicos do Canadá! O artigo a seguir, produzido pelo portal Engenharia 360, explora quais as razões para um engenheiro brasileiro imigrar para o Canadá e dá dicas de como se candidatar a vagas disponíveis no mercado. Confira!
Imagem de Andre Furtado em Pexels
Por que um engenheiro deve considerar trabalhar no Canadá?
Sabia que o Canadá é um destino bastante popular entre os engenheiros? Mas por quê? Bem, tem a ver não apenas com as ótimas oportunidades de trabalho, mas melhorias na qualidade de vida. Tal país da América do Norte apresenta uma economia diversificada, também cultura de inovação e ensino de qualidade – com programas de pós-graduação reconhecidos internacionalmente.
Essas são características que podem oferecer um ambiente propício para uma carreira de sucesso em engenharia. E para os brasileiros, por exemplo, interessa que o Canadá tem hoje uma política de imigração que busca atrair talentos especializados, incentivando a contratação de engenheiros desde a área aeroespacial até a tecnologia de informação, manufatura, softwares, dados, games e mais.
No Canadá, o engenheiro pode ganhar bem – recebendo um salário compatível com sua qualificação – e ainda viver com mais acesso a serviços públicos, infraestrutura moderna e segurança. E nas metrópoles, é possível ter contato com pessoas de todo o mundo. Significa ter a chance de crescer no mercado e ainda conhecer novas culturas, fazer novos amigos e mais.
Imagem de
Andre Furtado em Pexels
Como imigrar para o Canadá e trabalhar com engenharia?
O engenheiro que quiser imigrar para o Canadá precisa, antes de tudo, verificar as atuais exigências de imigração vigentes. Dentre as categorias de imigração, uma das mais populares é a ‘Express Entry‘, que para se candidatar é preciso ter um diploma profissional reconhecido pelo governo canadense e ter experiência profissional relevante. Observação: Para trabalhar no Canadá, você precisará do visto de trabalho. Você pode solicitar o visto online ou em um consulado canadense em seu país.
Experiência exigida
Se o seu diploma de engenharia foi emitido no Brasil, não se preocupe. O Canadá reconhece diplomas do nosso país, desde que sejam de instituições que estejam listadas no Catalogue of Accredited Programs da Canadian Engineering Accreditation Board (CEAB). Além disso, na hora de pedir a imigração, é preciso apresentar o documento traduzido para o inglês ou francês. Já quanto a experiência, é necessário ter pelo menos dois anos trabalhando na área.
Imagem de Jane Trang Doan em Pexels
Proficiência em línguas
Claro, o Canadá é um país bilíngue. O imigrante precisa saber pelo menos uma de suas línguas, provando sua fluência com o Exame de Proficiência em Inglês ou Francês. Também é possível obter certificação de proficiência com o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o Test de français pour le diplôme d’ingénieur (TFDI).Se você não fala nenhuma das duas línguas, é importante começar a aprender antes de se mudar para o país.
Moradia
Para finalizar, não podemos deixar de citar a questão do custo de vida no Canadá. Ele varia conforme a cidade. De todo modo, deve ser muito mais alto do que no Brasil. Então, o candidato a imigração precisa considerar pesquisar o custo de vida para onde pretende se mudar antes de se mudar.
Imagem de Scott Webb em Pexels
Como conseguir emprego no Canadá?
Todo esforço vale a pena! O Canadá é um destino muito atraente, com alta demanda no setor de STEM (“science, technology, engineering and mathematics” ou para quem tem conhecimento em “ciência, tecnologia, engenharia e matemática”). Muitas empresas buscam trabalhadores brasileiros para suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada. São exemplos: Regroupement Santé Québec (assistência médica); Altitude Aerospace Inc. (aeroespacial); Groupe Meloche Inc. (aeroespacial); Ubisoft Divertissement Inc. (indústria de games); Avianor Inc. (aeroespacial); FACC Solutions (aeroespacial); CS Group Canada (TI) e Metro Richelieu Inc (varejo).
Região mais favorável
Especialmente Québec abriga milhares de brasileiros, com centenas de engenheiros contratados todos os anos. A região ostenta a maior taxa de oportunidades abertas no Canadá, tendo gerado só em 2023 em torno de 200 mil novas vagas – o que representa um aumento de 55% em comparação com o período pré-pandemia. Dois terços desses cargos estão situados na região metropolitana de Montreal. Fonte: https://engenharia360.com