CAU-BR E FAU-UNB PROMOVEM DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ACERVOS E ARQUIVOS DE URBANISMO NO PAÍS 

Coorganizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), o Grupo de Pesquisa Topos – Paisagem, Projeto e Planejamento do programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), realiza nos dias 4 e 5 de abril, em Brasília, o 2º Seminário Topos – Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos.

O evento visa estimular pesquisadores, professores, gestores e profissionais a pensar, conjuntamente, a importância de acervos e arquivos de urbanismo, em torno dos seguintes eixos balizadores: Saberes – Acervos e arquivos de Urbanismo para quê e para quem?; Manejos – Tipos de documentos, práticas e cuidados e Feitos – Casos, experiências e perspectivas. Com periodicidade bienal, objetiva também debater os procedimentos e modos de operacionalização referentes a acolhimento, triagem, armazenamento e acessibilidade dos documentos envolvidos.

Além dos membros do grupo de pesquisa, podem participar do seminário docentes, pesquisadores, discente e profissionais – arquitetos e urbanistas, arquivologistas, museólogos, biblioteconomistas, gestores públicos, planejadores urbanos e engenheiros de todo o Brasil e do exterior (países lusófonos). Também será aberto ao grande público interessado, abrangendo todas as faixas de renda e grupos sociais. Para ampliar a divulgação dos debates e reflexões pautados durante o evento, as apresentações e debates realizados nas Mesas Temáticas serão gravadas e disponibilizadas ao público online no site: https://www.topospaisagem.org/.

Como resultado do evento será publicado, ainda neste ano, livro com textos escritos pelos palestrantes sobre o tema, assim como montada uma exposição com os principais documentos encontrados – exposição a ser promovida na Galeria Cristina Jucá (FAU-UnB) durante a semana do evento – fruto das pesquisas realizadas até agora no Acervo Coimbra Bueno (FAU-UnB).

Confira a programação a seguir:

Para mais informações, acesse o site do evento.

Fonte: CAU-BR

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta