Esta terça-feira (8), marca a passagem do Dia Mundial do Urbanismo. Para celebrar a data, a Comissão de Política Urbana e Ambiental promove nos dias 17, 18 e 19 o Seminário de Urbanismo “Planos diretores participativos e justiça social”. O evento acontece em Porto Alegre paralelamente à Trienal da Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo CAU-RS.
O Seminário de Urbanismo “Planos diretores participativos e justiça social” faz parte do Projeto CPUA Itinerante, promovido pela Comissão de Política Urbana e Ambiental, e acontece após duas décadas de vigência do Estatuto da Cidade. Definido pela Lei no 10.257, o Estatuto estabeleceu as diretrizes gerais da política urbana e respaldou a estruturação de planos diretores municipais. O objetivo é avaliar os avanços e retrocessos da aplicação da lei e refletir sobre como estão funcionando os mecanismos de participação que são pressupostos para a construção dos Planos Diretores.
Considerando os desafios que se impõem sobre as cidades, o seminário também propõe a projetar desafios relacionados a questões urgentes, como a mitigação da crise climática. Temas como licenciamento urbanístico e edilício, a influência do mercado imobiliário e o desequilíbrio do direito à cidade, à moradia e à participação social também estarão em evidência nos debates.
A TRIENAL
A Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS acontece entre 16 e 19 de novembro e terá programação distribuída em diferentes locais da capital gaúcha, como o Theatro São Pedro e o Solar do IAB. Profissionais, estudantes de Arquitetura e Urbanismo e a sociedade terão oportunidade de participar de debates sobre temas como Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, Software Livre, Inovação e Acessibilidade. O evento é uma realização do CAU/RS e conta com o apoio do CAU Brasil, IAB, Fenea e AsBEA.
Veja a programação completa e inscreva-se!
DIA DO URBANISMO
Também foi Paolera que desenhou o símbolo do urbanismo e que reúne a trilogia dos elementos naturais essenciais à vida, como o sol (em amarelo), a vegetação (em verde) e o ar (em azul). “Seguindo os mais variados rumos em sua pesquisa, os urbanistas de todo o mundo chegaram à conclusão de que é necessário recuperar o ar, o sol e a vegetação nas cidades modernas. As teorias e realizações urbanísticas mais opostas concordam com o objetivo final, que é garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, dando ampla abertura para a natureza entre as massas inertes da construção urbana”, escreveu em seu Manifesto “O símbolo do Urbanismo”. Acesse aqui
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO URBANISMO:
17/11- QUINTA
9h às 12h: Reunião Ordinária da CPUA/BR
Tarde: Reunião das CPUAs da Região Sul e CPUA/BR
– Apresentações dos CAU/UF sobre planos diretores
18/11 – SEXTA
9h às 15h30: SEMINÁRIO DE URBANISMO: Planos diretores participativos e justiça social
9h – Abertura
9h30- Case Porto Alegre (Planejamento Participativo)
10h10 – Plano de SP
11h – Apresentação CPUA-CAU/RS
Intervalo
14h – Planos Diretores em pequenos e médios município – Ricardo Soares Mascarello
14h45 – Participação social
16h às 18h – Oficina “Um novo olhar sobre os Planos Diretores”
Ementa: Construção de um manifesto destinado aos Municípios
19/11 – SÁBADO
Manhã: Fórum de Representantes Institucionais do CAU/RS
Tarde: Visita Técnica
Caminhada pelo Centro Histórico de Porto Alegre e visita a Fundação Iberê Camargo
Fonte: CAU-SP