CAU-SP apresenta projetos para difundir Arquitetura e Urbanismo nas escolas estaduais

Geral

CAU-SP apresenta projetos para difundir Arquitetura e Urbanismo nas escolas estaduais

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU) realiza no dia 13 de julho uma roda de conversa para apresentação e debate das propostas selecionadas para difusão do conhecimento sobre Arquitetura e Urbanismo entre estudantes do ensino fundamental no estado de São Paulo. Estes projetos foram selecionados por meio do chamamento público nº 008/2022 (edital “CAU EDUCA”), lançado pelo Conselho no ano passado.

O objetivo desta chamada pública é promover e incentivar iniciativas voltadas a crianças e adolescentes em instituições de ensino fundamental da cidade de São Paulo e também nos municípios do interior e do litoral. As propostas envolvem estudantes, professores e demais profissionais que compõem a comunidade escolar no intuito de ampliar a consciência urbana e ambiental, como também o conhecimento, difusão e a valorização da Arquitetura e Urbanismo e da atuação profissional do(a) arquiteto(a) e urbanista na produção e uso da cidade.

Neste edital foram contemplados três projetos na capital e três projetos no interior e litoral, totalizando o valor de R$ 300 mil, em seis cotas de R$ 50 mil, com prazo de execução de até seis meses. Veja abaixo as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e os respectivos projetos selecionados:

  1. OEKOSCIENTIA (Distrito de Pedreiras/São Paulo): “Construindo O Parque do Nosso Futuro”;
  2. Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão – FUNEP (Presidente Prudente): “Ensinanças na e da Cidade: CAU EDUCA Presidente Prudente”;
  3. Instituto Corrida Amiga (São Paulo): “EducANDO nos Espaços Públicos: Práticas Lúdicas em Urbanismo”;
  4. Instituto Angelim (São Carlos): “CIDADE – EDUCAÇÃO: Cidade, bairro e território: a escola como mediadora na construção da cidadania”;
  5. APE – Estudos em Mobilidade (Tatuapé/São Paulo): “Caminhos do Tatuapé: conectando escolas públicas e o Museu da Cidade de São Paulo”;
  6. Associação Cultural José Martí da Baixada Santista (Santos): “Cidades Compactas – Ruas completas”. Práticas educativas através do brincar”.

O objetivo desta Roda de Conversa é promover troca de experiências sobre os projetos selecionados, com a participação das equipes das OSC, de representantes das escolas e universidades parceiras, dos(das) conselheiros(as) do CAU/SP, de arquitetos e urbanistas, e demais interessados no tema.

Este evento é uma iniciativa da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial – CPUAT – CAU-SP, com apoio da Comissão de Ensino e Formação do CAU-SP (CEF – CAU-SP), da Comissão de Exercício Profissional do CAU-SP (CEP – CAU-SP), da Comissão de Patrimônio Cultural – CPC – CAU-SP e da Comissão de Athis – CATHIS – CAU-SP.

Serviço
Roda de conversa – CAU Educa nas escolas paulistas

“Projetos e práticas pedagógicas em Arquitetura e Urbanismo: contribuição para formação urbanística e ambiental nas escolas de ensino fundamental no território paulista”
Dia 13 de julho de 2023
Das 18h às 20h
Local: sede do CAU-SP
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento) – São Paulo.

Fonte: CAU-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *