O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), de São Paulo firmaram Acordo de Cooperação durante a 11ª Reunião Plenária do Conselho. A duração prevista deste acordo é de 12 meses. O alvo principal é promover a difusão de conhecimento técnico e prático nas atividades de vistoria, perícia e avaliação para os(as) profissionais arquitetos(as) e urbanistas. “O grande objetivo deste termo [de cooperação] é o maior envolvimento dos arquitetos e urbanistas com essa área de avaliações e perícias. As ações deste Termo vão ser voltadas tanto para esse maior envolvimento quanto também para qualificação”, comentou o presidente do Ibape-SP, o engenheiro Marcos Mansour Chebib Awad.
A presidente do CAU-SP, Camila Moreno de Camargo, falou sobre a importância do acordo, desacando que mais do que abrir um campo de trabalho, ou de divulgação um campo de trabalho, é tratar disto com responsabilidade. “Quando falamos em qualificar os profissionais para atuarem em um campo de trabalho, é porque precisamos nos qualificar para atuar com responsabilidade”, afirmou.
Objetivos do Acordo de Cooperação: estimular, ampliar e qualificar a atuação dos(as) arquitetos e urbanistas nas áreas de avaliações (rurais e urbanas), perícias ( judiciais e extrajudiciais) de engenharia, perícias ambientais e inspeções prediais no estado; incentivar e apoiar a capacitação profissional e a formação continuada e difundir e valorizar os diferentes campos de atuação dos(as) profissionais de Arquitetura e Urbanismo.
Entre as ações previstas encontram-se: difusão da plataforma de cursos do Ibape-SP; oferta de cursos com descontos para profissionais arquitetos(as) e urbanistas credenciados(as) no convênio com a Defensoria Pública do Estado de SP; promoção de eventos e atividades afins; campanha de divulgação da área de perícias e avaliações.
O Ibape-SP é uma organização sem fins lucrativos formada por profissionais de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, e Engenharia bem como por empresas das áreas de avaliações e perícias. Foi fundada em 1979 para promover a difusão de informações e os avanços técnicos do setor. O instituto é um parceiro de longa data do CAU/SP. Durante os debates da Plenária que antecederam a assinatura do Acordo de Cooperação, foi destacado o papel da Comissão de Relações Institucionais (CRI-CAU/SP) e de seu coordenador, o conselheiro Rafael Ambrosio, bem como a colaboração da conselheira Ana Maria de Biazzi, ex-presidente do Ibape-SP (gestão 2009-2011). Saiba mais: www.ibape-sp.org.br. Fonte: CAU-SP.