As entidades que representam os profissionais de Arquitetura e Urbanismo do estado de São Paulo elencam 5 diretrizes e 12 propostas prioritárias para compor os programas das candidaturas ao poder executivo e legislativo nas eleições de 2022. Esta carta às candidaturas está ancorada em um contexto mais amplo, de construção de uma Agenda Urbana-Ambiental (acesse aqui o texto-base) e de Valorização Profissional que está sendo conduzida pelo CAU/SP junto ao CEAU-CAU/SP em discussões temáticas e regionais no território paulista ao longo do ano.
Em 2020, a população de São Paulo alcançou cerca de 45 milhões de pessoas, das quais 96% vivem nas zonas urbanas, ou seja, em apenas 4% do território do estado. A rede urbana de São Paulo apresenta grande diversidade e demanda políticas específicas: menos de 20 municípios têm mais de 400 mil habitantes, enquanto a maioria, cerca de 400 municípios, têm menos de 20 mil habitantes.
Com esse cenário, acredita-se que eleições de 2022 constituem uma oportunidade para discussão de uma agenda estadual de desenvolvimento social, econômico, urbano e ambiental que priorize a qualidade e o cuidado com a vida da população paulista. A carta está disponível para assinatura de candidatos e candidatas que entendem a urgência das propostas feitas no documento. Para profissionais da arquitetura, após a leitura da carta, é possível enviar comentário sobre as diretrizes. Acesse o site para ler a carta na íntegra: https://www.causp.gov.br/cartaaoscadidatos2022sp/
Fonte: CAU-SP