O Google está lançando uma série de atualizações em seus principais serviços de geolocalização, incluindo Google Maps, Waze e Google Earth, com o objetivo de tornar as buscas mais personalizadas e eficientes. Elas estarão disponíveis nas próximas semanas para os sistemas Androide e iOS, segundo informações do portal CNET. O Waze se beneficiará das inovações do Gemini, ferramenta de inteligência artificial, incorporando uma nova opção de relatório de incidentes por comando de voz.
O recurso permitirá que os usuários relatem situações como um acidente ou tráfego intenso, e a IA fará perguntas de acompanhamento para categorizar melhor o problema. Testes mostraram que, ao usar até mesmo expressões regionais para descrever o trânsito, o Gemini conseguiu identificar e contextualizar o problema relatado.
Inicialmente, essa função estará disponível para testadores confiáveis em inglês no iOS e Android, com expansão gradual para outros usuários. Já o Google Maps passará a oferecer um mecanismo de recomendações que seleciona atividades e locais, como restaurantes e passeios, com base no contexto das pesquisas dos usuários. Em uma demonstração recente, realizada em evento para a imprensa, o Google exemplificou o potencial da ferramenta ao realizar uma busca por “coisas para fazer com amigos à noite em Boston”.
Ao contrário das buscas genéricas por “restaurante” ou “parque”, o Google Maps, com ajuda da inteligência artificial, entende o contexto da pesquisa e apresenta recomendações específicas e detalhadas, com fotos, vídeos, pontuações e resumo das avaliações feitas por outras pessoas. O CNET destaca que as ferramentas com tecnologia Gemini podem ser acessadas somente a partir de pesquisas no Google Maps, e não na interface do Gemini no dispositivo ou pelo aplicativo do Google.
Vale destacar que, em breve, o Google Search também contará com resumos de avaliações gerados pela IA, além da opção de perguntas adicionais sobre os lugares sugeridos. Além disso, o Google Maps também terá marcações de faixa detalhadas, faixas de pedestres e sinalização na visualização de navegação, com orientação para mostrar qual faixa o usuário precisa pegar usando a linha de navegação azul. Outro aprimoramento é a integração de relatórios meteorológicos, que alertarão sobre interrupções causadas, por exemplo, por estradas inundadas ou baixa visibilidade. Fonte: https://epocanegocios.globo.com/