Comissão discute exercício da Engenharia de Avaliações e perícias

Geral

Comissão discute exercício da Engenharia de Avaliações e perícias

Apesar do grande avanço técnico da engenharia de avaliações e perícias, tem havido uma série de questões relacionadas ao exercício profissional que vêm afetando os engenheiros que se dedicam a esse ramo da engenharia. Para tratar dessas demandas, foi instalada esta semana a primeira reunião da Comissão Temática de Engenharia de Avaliações e Perícias (CTEAP).

Fazem parte da Comissão o coordenador, cons. fed. eng. agr. Annibal Lacerda Margon; o coordenador adjunto, cons. fed. eng. agr. Daniel Roberto Galafassi; tendo como membros especialistas: o eng. civ. Wilson Lang (presidente do Conselho do Ibape); a eng. civ. Karine de Moreira (presidente da Abap) e o eng. civ. Clémenceau Chiabi Saliba Júnior (presidente do Ibape Nacional). Participaram, ainda, desta reunião o eng. civ. Luiz Fernando de Mello (especialista); eng. agr. Eduardo Bianconcini Teixeira Mendes (especialista); eng. civ. Frederico Correia Lima Coelho, o eng. civ. Luciano Ventura, o convidado cons. fed. eng. civ. Carlos Eduardo de Souza, o procurador-chefe do Confea, Igor Tadeu Garcia, e a assessora do Confea eng. eletric. Claudia Regina Machado.

Durante a reunião, os membros discutiram sobre vários temas, dentre eles:
– A eng. civ. Karine Moreira falou sobre a importância de ações parlamentares em busca de decreto legislativo a fim de derrubar a Resolução do Bacen 4.754/2019.

– O eng. civ. Clémenceau Chiabi Júnior destacou ações contra os laudos feitos pelos corretores de imóveis.

– O eng. civ. Wilson Lang falou sobre a importância da certificação em avaliação e perícia e ações parlamentares junto à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), referente ao PL 6014/2013.

Para o cumprimento de sua extensa pauta, a Comissão programou um calendário de mais quatro reuniões durante o ano, em que foram listadas dez pautas de suma importância para o Sistema Confea/Crea, a serem trabalhadas dando os devidos encaminhamentos propositivos e resolutivos.

As pautas definidas para serem discutidas no decorrer do ano são:

•    construção de uma proposta de diretriz nacional de fiscalização do exercício profissional de avaliação e perícia a ser apreciada pelo Confea e fiscalização de empresas de vistorias remotas;

•    campanha de conscientização da sociedade sobre a atuação profissional da engenharia de avaliações e periciais;

•    construção de diálogo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir pleno exercício profissional na área de avaliações e perícias da engenharia;

•    ações do Confea contra a Resolução 4.754/2019 do Banco Central;

•    estabelecimento de mecanismos e objetivos de aferição de habilitação profissional na área de avaliações e perícias de engenharia;
• atribuições profissionais em perícias de seguro rural;

•    avaliação de planta genérica de valores;

•    ação parlamentar para acompanhamento do PL de Inspeção Predial;

•    questões da reforma tributária relacionada a tais serviços;

•    análise técnica e jurídica da Resolução nº 31 do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas.

Ao final do dia, os membros se reuniram com o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e fizeram as tratativas sobre os andamentos das pautas analisadas pela Comissão, com especial atenção sobre o PL 6014/2013 – Inspeção Predial, que se encontra na CCJ. O presidente colocou a equipe do Confea à disposição para auxiliá-los quando necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *