A Google, uma das empresas mais influentes do mundo, está prestes a expandir suas operações no Brasil. Recentemente, ela anunciou que deve construir um centro de engenharia no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), localizado próximo à Universidade de São Paulo (USP). Esta notícia está empolgando os amantes das tecnologias no país. E não é por menos; este pode ser um marco no desenvolvimento da engenharia no Brasil, com foco em soluções em cibersegurança e Inteligência Artificial (IA).
O primeiro escritório de engenharia da Google no Brasil foi inaugurado em 2006, em Belo Horizonte. Mas os planos da empresa para o país cresceram e, assim, chegou a hora de ampliar sua estrutura física, acompanhando as metas de melhoria de qualidade de serviços. Em princípio, o compromisso com o IPT é de 10 anos.
Imagem de Google reproduzida de Olhar Digital
Em um evento realizado na capital paulistana, representantes da Google apresentaram imagens do projeto do novo centro de engenharia, previsto para ser inaugurado em 2026. O mesmo será adaptado no Edifício Adriano Marchini, um importante remanescente de arquitetura da década de 1940 e que será revitalizado. A proposta de design é uma fusão inovadora entre história e modernidade, com preservação exterior e inovação interna – uma intervenção com o menor impacto ambiental possível, mas com direito a ventilação natural, placas fotovoltaicas, sistemas de captação da chuva e controle de enchentes.
Imagem de Google reproduzida de UOL
Serão 7 mil metros quadrados com espaços confortáveis para acomodar até 400 profissionais, engenheiros, designers e especialistas em ciência de dados; o prédio adaptado abrigará bibliotecas, acervos e outras instalações. As equipes devem se dedicar a desenvolver softwares e algoritmos, realizar gerenciamento de produtos, planejar as experiências dos usuários, além de trabalhar em projetos de cibersegurança e Inteligência Artificial. Tudo isso deve beneficiar não apenas clientes brasileiros, mas do mundo todo.
Imagem de Google reproduzida de Blog do Google Brasil
O que esperar do novo
centro de engenharia
Como dito antes, o novo centro da Google em São Paulo (Google Safety Engineering Center) será um epicentro de soluções tecnológicas da empresa, com foco em cibersegurança. O GSEC será o quarto do tipo no mundo e o primeiro fora da Europa. Ele realizará trabalhos em estreita colaboração com outras sedes ao redor do mundo para o desenvolvimento e implantação de tecnologias. Além disso, contará com o Accessibility Discovery Centre (ADC), um espaço dedicado ao desenvolvimento e teste de tecnologias assistivas, promovendo a inclusão digital.
O impacto da expansão da Google no Brasil
A abertura do centro de engenharia do Google em São Paulo marca um novo capítulo na história da tecnologia no Brasil. Dezenas de vagas de trabalho serão abertas até janeiro de 2026 – encontradas no seu site dedicado a carreiras. Esse hub de inovação também será um espaço de descoberta de novos talentos, oferecendo oportunidade de crescimento para muitos profissionais e parceiros, incluindo startups, órgãos públicos e a comunidade em geral.
De fato, a Google acredita e confia no potencial do brasileiro; com isso, a empresa deve dar continuidade nos seus planos. Por exemplo, projetos como o ‘modo ladrão’ no Android, que bloqueia a tela do celular em caso de furto, e a funcionalidade de segurança no YouTube que autentica a identidade do usuário a partir de um vídeo de selfie.
Essas serão algumas das inovações desenvolvidas localmente e aplicadas globalmente. O novo centro também terá um papel crucial na melhoria da qualidade do buscador do Google, no desenvolvimento de ferramentas de proteção para crianças e na criação de tecnologias anti abuso para proteger os usuários do Gmail de ataques de phishing, malware e spam. Fonte: https://engenharia360.com/