Orçado em quase R$6 bilhões, o túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá finalmente vai sair do papel. A mega obra será realizada em parceria entre o Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo, consistindo no primeiro empreendimento do gênero na América Latina passando por baixo da água, contando com ciclovia, passagem para pedestres e Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
A obra toda terá uma extensão de 1,5km, sendo que somente o túnel terá 850 metros de extensão. Serão três faixas em cada sentido, sendo uma adaptada para o VLT.
Um desafio da obra é sua profundidade. Como vai passar por baixo do canal do Porto de Santos, o túnel vai ter uma profundidade mínima de 21 metros. Para viabilizar isso, serão construídos seis módulos pré-moldados com concreto armado, que vão precisar ser transportados até o local. Isso tudo sem interromper o fluxo de navios no porto de santos.
De acordo com a nota divulgada pelo Governo de SP, o túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.
Túnel terá 3 faixas em cada sentido (Imagem: Divulgação).
Apesar do anúncio ter vindo agora, essa obra já é discutida há cerca de 100 anos e passou por inúmeras reformulações ao longo do tempo. A construção será resultado de uma parceria público-privada (PPP) e tem custo estimado em R$ 5,9 bilhões. Fonte: https://blogcanaldaengenharia.com.br/