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Confea e Mútua discutem investimentos em benefícios aos profissionais

Investimento em obras, publicações e palestras técnico-científicas foi o destaque da fala do presidente do Confea, na tarde desta quarta-feira (30/11), no Colégio de Presidentes, em Teresina (PI). “Já foram concluídas dez obras e reformas de sedes e inspetorias nos Estados, e 26 estão em execução, totalizando R$ 37,2 milhões em convênio com os Creas”, informou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.
Ele destacou ainda, que outros R$ 18,1 milhões estão conveniados com os Regionais, por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu), que abrange quatro linhas voltadas para melhorias como aperfeiçoamento da fiscalização, treinamento corporativo, estruturação tecnológica das unidades de atendimento.
A entrega de informação aos profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências é outra prioridade da atual gestão. “Com R$ 9,2 milhões patrocinamos 29 publicações, 38 estandes e 137 eventos que incentivam inovação, atualização e geração de conhecimento técnico-científico”, disse o presidente do Confea.Nessa linha, Krüger salientou os números da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que proporcionou aos profissionais 46 apresentações realizadas por 102 palestrantes e 32 moderadores, além de quatro minicursos, 20 exposições na Ilha da Inovação e 24 reuniões de entidades de classe e fóruns consultivos. Com o formato híbrido, a Soea promovida em outubro passado, em Goiânia (GO), entregou conteúdo a 3.120 participantes presenciais e 3.850 que acompanharam a programação virtualmente.Já a promoção do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) viabilizou a participação de 512 representantes de todo o Brasil em debates sobre 59 propostas de inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional, tendo sido validadas 48; todas alinhadas aos grandes temas nacionais.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao lado do coordenador do Colégio de Presidentes e anfitrião do encontro, eng. agr. Ulisses Filho

No âmbito internacional, o Confea tem buscado fortalecer parcerias com entidades de outros países e ampliar o mercado de trabalho para os brasileiros. Assim, lideranças marcaram presença em reuniões recentes com a American Society of Mechanical Engineers (Asme), em Ohio (EUA); American Society of Agronomy (ASA), em Baltimore (EUA); World Federation of Engineering Organizations (WFEO/Unesco) em Paris (França); e American Society of Civil Engineers (ASCE), na Califórnia (EUA). Também participaram das discussões na Conferência do Clima da ONU (COP 27), no Egito.

Ao falar de modernização do Sistema, Krüger frisou que o plenário federal homologou em 23 de novembro o resultado da eleição on-line e deu posse a 11 conselheiros federais, titulares e suplentes, escolhidos no dia 3. “Com isso, em 2023, teremos dois terços do pleno votado por meio da internet”, afirmou, ao lembrar que da mesma maneira foram eleitos a primeira presidente do Crea-PA e o diretor administrativo da Mútua-RO. “Com as eleições pela internet, o percentual de participantes subiu em torno de 30% na média nacional; além disso, o resultado foi apresentado muito rapidamente, com eficiência e sem dificuldades”, pontuou, complementando que as ações de Comunicação permeiam estrategicamente as iniciativas institucionais para manter os profissionais informados.

Vantagens para profissionais

Paralelamente, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) tem oferecido outras vantagens aos registrados do Sistema, como demonstrou o diretor-presidente, eng. agr. Francisco Almeida. Em parceria com o Sebrae, por exemplo, foram capacitados 155 profissionais na área de empreendedorismo, enquanto R$ 300 mil são destinados à Jornada BIM (Modelagem de Informação da Construção) para treinar mais de 230 pessoas.

“De janeiro até agora, a Mútua destinou R$ 7,8 milhões para promoção de 560 palestras e treinamentos em parceria com 310 entidades”, listou Almeida, acrescentando que a instituição tem aprimorado a gestão a partir da desburocratização e adoção de Business Intelligence (BI) para tomada de decisões e monitoramento das áreas internas, com foco em análise de finanças, indicadores e benefícios.

Nesse sentido, Almeida adiantou novidades. “Está em licitação a contratação do Portal da Empregabilidade a fim de criar conexões entre contratantes e profissionais que ofertam serviços e assessorias, entre empresas e candidatos a vagas de trabalho; além de disponibilizar mentores de carreira e conteúdos com foco no mercado de trabalho”, detalhou. Outra ação em andamento é a proposta de auxílio-maternidade que visa oferecer até três salários-mínimos mensais, não reembolsáveis, por até um semestre. O assunto está em análise no Confea.

Diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida

A 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes segue até sexta-feira (2/12), na capital do Piauí. Acompanhe a cobertura pelo site e redes sociais do Confea.

Fonte: Confea

 

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