No âmbito internacional, o Confea tem buscado fortalecer parcerias com entidades de outros países e ampliar o mercado de trabalho para os brasileiros. Assim, lideranças marcaram presença em reuniões recentes com a American Society of Mechanical Engineers (Asme), em Ohio (EUA); American Society of Agronomy (ASA), em Baltimore (EUA); World Federation of Engineering Organizations (WFEO/Unesco) em Paris (França); e American Society of Civil Engineers (ASCE), na Califórnia (EUA). Também participaram das discussões na Conferência do Clima da ONU (COP 27), no Egito.
Ao falar de modernização do Sistema, Krüger frisou que o plenário federal homologou em 23 de novembro o resultado da eleição on-line e deu posse a 11 conselheiros federais, titulares e suplentes, escolhidos no dia 3. “Com isso, em 2023, teremos dois terços do pleno votado por meio da internet”, afirmou, ao lembrar que da mesma maneira foram eleitos a primeira presidente do Crea-PA e o diretor administrativo da Mútua-RO. “Com as eleições pela internet, o percentual de participantes subiu em torno de 30% na média nacional; além disso, o resultado foi apresentado muito rapidamente, com eficiência e sem dificuldades”, pontuou, complementando que as ações de Comunicação permeiam estrategicamente as iniciativas institucionais para manter os profissionais informados.
Vantagens para profissionais
Paralelamente, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) tem oferecido outras vantagens aos registrados do Sistema, como demonstrou o diretor-presidente, eng. agr. Francisco Almeida. Em parceria com o Sebrae, por exemplo, foram capacitados 155 profissionais na área de empreendedorismo, enquanto R$ 300 mil são destinados à Jornada BIM (Modelagem de Informação da Construção) para treinar mais de 230 pessoas.
“De janeiro até agora, a Mútua destinou R$ 7,8 milhões para promoção de 560 palestras e treinamentos em parceria com 310 entidades”, listou Almeida, acrescentando que a instituição tem aprimorado a gestão a partir da desburocratização e adoção de Business Intelligence (BI) para tomada de decisões e monitoramento das áreas internas, com foco em análise de finanças, indicadores e benefícios.
Nesse sentido, Almeida adiantou novidades. “Está em licitação a contratação do Portal da Empregabilidade a fim de criar conexões entre contratantes e profissionais que ofertam serviços e assessorias, entre empresas e candidatos a vagas de trabalho; além de disponibilizar mentores de carreira e conteúdos com foco no mercado de trabalho”, detalhou. Outra ação em andamento é a proposta de auxílio-maternidade que visa oferecer até três salários-mínimos mensais, não reembolsáveis, por até um semestre. O assunto está em análise no Confea.
A 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes segue até sexta-feira (2/12), na capital do Piauí. Acompanhe a cobertura pelo site e redes sociais do Confea.
Fonte: Confea