CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO LANÇA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

“Reescreva sua história. Reforme com arquitetas e arquitetos”. Este é o tema da nova campanha de valorização profissional, lançada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil). A iniciativa traz uma série de quatro episódios, no YouTube, com apoio nas redes sociais, e na segunda quinzena de novembro com veiculação em painéis nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas, Santos Dumont, Recife, Fortaleza e Brasília. Os CAU/UFs igualmente se engajarão na divulgação.

Neste ano, a campanha conta histórias de duas arquitetas, Ester Carro (Jardim Colombo, São Paulo) e Camila Carneiro de Mesquita Maia (Recife, Pernambuco) e de dois arquitetos Marcos Vinicius Teixeira da Silva (Ceilândia, Distrito Federal) e Fernando Maculan (Belo Horizonte, Minas Gerais) que se destacaram como influenciadores digitais/entrevistados frequentes pela mídia e narram alguns trabalhos, juntamente com seus clientes.

Cada história conta ainda com a participação de um (a) convidado (a) da (o) arquiteta (o) coadjuvante com depoimentos que ressaltam o impacto e a transformação pessoal da reforma de uma casa. Essas histórias  abordadas na campanha mostram, ainda, que ao reformar uma moradia existe a oportunidade de dar um novo olhar, uma nova esperança e um recomeço.

CONHEÇA UM POUCO DAS HISTÓRIAS:

FAZENDINHANDO (JARDIM COLOMBO/SP)

Arquiteta narradoraEster Carro
(@ster.carro, 16,7 mil seguidores)

Arquiteta convidadaMona Singal   
(@monafsingal)

Moradora: Neusa
Representante da comunidade: Tainá Cesário

Com o Projeto Fazendinhando, localizado no Jardim Colombo, favela vizinha do Morumbi, em São Paulo, a iniciativa busca por meio da arquitetura social transformação do território feito por e para os moradores. O projeto, que já ganhou fama internacional, está divido em três pilares: Fazendinha destina para atuar nas áreas precárias da região; Fazendolar, para reformar moradias e Fazendeiras, que capacita mulheres nas áreas de gastronomia e artesanato, mas principalmente para o setor da construção civil.

Na campanha, Ester conta a sua experiência pessoal durante sua infância em Jardim Colombo, a reforma da casa da Neusa feita com a ajuda da moradora Taina Cesário, os projetos já realizados pelo Fazendinhando. Em paralelo, a arquiteta Mona Singal conta a emocionante história da  reforma do Lar Batista, que abriga crianças em situação de vulnerabilidade e concretizada pela rua 141 Arquitetura.

 

 

CASA POMAR DO CAFEZAL (BELO HORIZONTE/MG)

 

 

Arquiteto narrador: Fernando Maculan
(@maculanfernando,  5,5 mil seguidores)

 

Arquiteta convidadaMariana Estevão
(@mariana.estevao)

Cliente : Kdu dos Anjos
(@kdudosanjos, 49,5 mil seguidores)

A Casa no Pomar do Cafezal , localizada na favela do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG) , foi a segunda obra realizada pelo coletivo LEVANTE, união de arquitetos, estudantes e engenheiros, liderados por Fernando Maculan e Joana Magalhães para elaborar projetos, trazer fornecedores e apoiadores para a arquitetura na periferia.

O projeto da casa do gestor do centro cultural Lá da Favelinha – Kdu dos Anjos, que prefere chamar a Casa do Pomar do Cafezal carinhosamente de “meu barraco”, foi considerada a melhor casa do mundo implantada em um terreno anguloso, de aproximadamente 70m², onde foi possível encaixar dois módulos estruturais de 3x3m, em dois níveis, que abrigam um quarto, dois banheiros, cozinha americana, área de serviço, deck e duas lajes que viraram espaços de convivência.

A Casa no Pomar do Cafezal venceu 1,6 mil projetos e foi eleita a Casa do Ano pelo Prêmio ArchDaily Building of the Year 2023 . Leia mais.

CASA DA AVÓ (Ceilândia/DF)

Arquiteto narrador : Marcos Vinicius Teixeira da Silva 
(@caza.17, um milhão de seguidores)

Arquiteto convidadoRick Hudson Castro 
(@hudsoncastroarquitetura)

Cliente: Avó do Marcos – Maria Anacleta da Silva
O sucesso do arquiteto nas redes sociais surgiu com os vídeos que ele publicava sobre a reforma da sua casa.  Marcos é o responsável pelo projeto e reforma de uma casa simples do início da década de 60/70, localizada na cidade de Ceilândia, considerada periferia do Distrito Federal, e que foi da sua avó materna.

A casa foi ocupada por Marcos Vinícius no ano passado, inicialmente, nos fundos, e depois para ganhar mais espaço, ele decidiu se mudar para a parte da frente. Marcos viralizou n as redes sociais ao mostrar  como economizou e é possível transformar um lar. Leia mais.

Em paralelo, o arquiteto Rick Hudson Castro mostra as vantagens as reformas serem projetadas e feitas por arquitetos.

 

APÊ DA THAÍSE MOURA E DIEGO DUARTE (Recife/PE)

 

Arquiteta narradoraCamila Carneiro de Mesquita Maia 
(@decoracaopravoce, 277 mil seguidores)

Arquiteta convidadaKarla Bularmarqui 
(@oficinasamambaia, 131 mil seguidores)

Clientes: Thaíse e Diego
transformação do apartamdialento do casal Thaíse Moura e Diego Duarte foi um projeto de Camila Carneiro repleto de cores e texturas que considerou soluções simples e referências regionais. Na campanha ela dialoga com os clientes e  com sua amiga Karla Bularmarqui que foi sua sócia sobre arquitetura, marcenaria, decoração e como  reformas mudaram vidas.

PLANO DE MÍDIA

A divulgação  nas plataformas Youtube, Facebook e Instagram acontecerá da seguinte maneira:

  • Os vídeos completos, um vídeo por semana, serão publicados no Youtube;
  • Os vídeos resumidos (“trailers”), um vídeo por semana, serão publicados no Instagram e Facebook no formato reels;
  • Os vídeos dos (as)  arquitetos (as)  influenciadores (as) , dois/três videos, serão publicados no Instagram e Facebook no formato reels. Nestas peças, os (as) profissionais se apresentam e convidam o público para assistirem os vídeos completos no YouTube;
  • Todos os arquitetetos e clientes farão publicação simultânea (collab) em seus perfis nas redes.

A ordem de publicação seguirá esta linha:

  1. No mesmo dia publicamos o vídeo completo no YouTube, e logo depois, o vídeo resumido no reels.
  2. No dia seguinte publicaremos o vídeo do (a)  influenciador (a) e, no outro dia, outro vídeo de outro (a) influenciador (a) .

A campanha digital irá até o dia 30 de novembro. Demais vídeos estrearão nos dias 13, 20 e 27, ou seja, sempre às segundas-feiras.

Fonte: CAU-SP

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