“Reescreva sua história. Reforme com arquitetas e arquitetos”. Este é o tema da nova campanha de valorização profissional, lançada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil). A iniciativa traz uma série de quatro episódios, no YouTube, com apoio nas redes sociais, e na segunda quinzena de novembro com veiculação em painéis nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas, Santos Dumont, Recife, Fortaleza e Brasília. Os CAU/UFs igualmente se engajarão na divulgação.
Neste ano, a campanha conta histórias de duas arquitetas, Ester Carro (Jardim Colombo, São Paulo) e Camila Carneiro de Mesquita Maia (Recife, Pernambuco) e de dois arquitetos Marcos Vinicius Teixeira da Silva (Ceilândia, Distrito Federal) e Fernando Maculan (Belo Horizonte, Minas Gerais) que se destacaram como influenciadores digitais/entrevistados frequentes pela mídia e narram alguns trabalhos, juntamente com seus clientes.
Cada história conta ainda com a participação de um (a) convidado (a) da (o) arquiteta (o) coadjuvante com depoimentos que ressaltam o impacto e a transformação pessoal da reforma de uma casa. Essas histórias abordadas na campanha mostram, ainda, que ao reformar uma moradia existe a oportunidade de dar um novo olhar, uma nova esperança e um recomeço.
CONHEÇA UM POUCO DAS HISTÓRIAS:
FAZENDINHANDO (JARDIM COLOMBO/SP)
Arquiteta narradora: Ester Carro
(@ster.carro, 16,7 mil seguidores)
Arquiteta convidada: Mona Singal
(@monafsingal)
Moradora: Neusa
Representante da comunidade: Tainá Cesário
Com o Projeto Fazendinhando, localizado no Jardim Colombo, favela vizinha do Morumbi, em São Paulo, a iniciativa busca por meio da arquitetura social transformação do território feito por e para os moradores. O projeto, que já ganhou fama internacional, está divido em três pilares: Fazendinha destina para atuar nas áreas precárias da região; Fazendolar, para reformar moradias e Fazendeiras, que capacita mulheres nas áreas de gastronomia e artesanato, mas principalmente para o setor da construção civil.
Na campanha, Ester conta a sua experiência pessoal durante sua infância em Jardim Colombo, a reforma da casa da Neusa feita com a ajuda da moradora Taina Cesário, os projetos já realizados pelo Fazendinhando. Em paralelo, a arquiteta Mona Singal conta a emocionante história da reforma do Lar Batista, que abriga crianças em situação de vulnerabilidade e concretizada pela rua 141 Arquitetura.
CASA POMAR DO CAFEZAL (BELO HORIZONTE/MG)
Arquiteto narrador: Fernando Maculan
(@maculanfernando, 5,5 mil seguidores)
Arquiteta convidada: Mariana Estevão
(@mariana.estevao)
Cliente : Kdu dos Anjos
(@kdudosanjos, 49,5 mil seguidores)
A Casa no Pomar do Cafezal , localizada na favela do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG) , foi a segunda obra realizada pelo coletivo LEVANTE, união de arquitetos, estudantes e engenheiros, liderados por Fernando Maculan e Joana Magalhães para elaborar projetos, trazer fornecedores e apoiadores para a arquitetura na periferia.
O projeto da casa do gestor do centro cultural Lá da Favelinha – Kdu dos Anjos, que prefere chamar a Casa do Pomar do Cafezal carinhosamente de “meu barraco”, foi considerada a melhor casa do mundo implantada em um terreno anguloso, de aproximadamente 70m², onde foi possível encaixar dois módulos estruturais de 3x3m, em dois níveis, que abrigam um quarto, dois banheiros, cozinha americana, área de serviço, deck e duas lajes que viraram espaços de convivência.
A Casa no Pomar do Cafezal venceu 1,6 mil projetos e foi eleita a Casa do Ano pelo Prêmio ArchDaily Building of the Year 2023 . Leia mais.
CASA DA AVÓ (Ceilândia/DF)
Arquiteto narrador : Marcos Vinicius Teixeira da Silva
(@caza.17, um milhão de seguidores)
Arquiteto convidado: Rick Hudson Castro
(@hudsoncastroarquitetura)
Cliente: Avó do Marcos – Maria Anacleta da Silva
O sucesso do arquiteto nas redes sociais surgiu com os vídeos que ele publicava sobre a reforma da sua casa. Marcos é o responsável pelo projeto e reforma de uma casa simples do início da década de 60/70, localizada na cidade de Ceilândia, considerada periferia do Distrito Federal, e que foi da sua avó materna.
A casa foi ocupada por Marcos Vinícius no ano passado, inicialmente, nos fundos, e depois para ganhar mais espaço, ele decidiu se mudar para a parte da frente. Marcos viralizou n as redes sociais ao mostrar como economizou e é possível transformar um lar. Leia mais.
Em paralelo, o arquiteto Rick Hudson Castro mostra as vantagens as reformas serem projetadas e feitas por arquitetos.
APÊ DA THAÍSE MOURA E DIEGO DUARTE (Recife/PE)
Arquiteta narradora: Camila Carneiro de Mesquita Maia
(@decoracaopravoce, 277 mil seguidores)
Arquiteta convidada: Karla Bularmarqui
(@oficinasamambaia, 131 mil seguidores)
Clientes: Thaíse e Diego
A transformação do apartamdialento do casal Thaíse Moura e Diego Duarte foi um projeto de Camila Carneiro repleto de cores e texturas que considerou soluções simples e referências regionais. Na campanha ela dialoga com os clientes e com sua amiga Karla Bularmarqui que foi sua sócia sobre arquitetura, marcenaria, decoração e como reformas mudaram vidas.
PLANO DE MÍDIA
A divulgação nas plataformas Youtube, Facebook e Instagram acontecerá da seguinte maneira:
- Os vídeos completos, um vídeo por semana, serão publicados no Youtube;
- Os vídeos resumidos (“trailers”), um vídeo por semana, serão publicados no Instagram e Facebook no formato reels;
- Os vídeos dos (as) arquitetos (as) influenciadores (as) , dois/três videos, serão publicados no Instagram e Facebook no formato reels. Nestas peças, os (as) profissionais se apresentam e convidam o público para assistirem os vídeos completos no YouTube;
- Todos os arquitetetos e clientes farão publicação simultânea (collab) em seus perfis nas redes.
A ordem de publicação seguirá esta linha:
- No mesmo dia publicamos o vídeo completo no YouTube, e logo depois, o vídeo resumido no reels.
- No dia seguinte publicaremos o vídeo do (a) influenciador (a) e, no outro dia, outro vídeo de outro (a) influenciador (a) .
A campanha digital irá até o dia 30 de novembro. Demais vídeos estrearão nos dias 13, 20 e 27, ou seja, sempre às segundas-feiras.