Covid-19: dezenas de pacientes aguardam vagas nos hospitais de Sorocaba

Aproximadamente 50 pacientes aguardavam em fila por vagas em leitos Covid-19 nos hospitais de Sorocaba, nesta manhã de segunda-feira (8). A informação é do padre Flávio Miguel Júnior, gestor da Irmandade da Santa Casa Misericórdia de Sorocaba. “Há cerca de pedidos de 50 pessoas, sendo que, num primeiro momento, temos impressão de 15 a 18 precisando de UTI covid. Apesar desse número, as pessoas não estão desassistidas. Elas estão nas UPHs e no Centro de Estabilização do São Guilherme”, frisou o pároco.

O Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (35 leitos ocupados dos 35 pactuados) e 100% dos de UTI (28 leitos ocupados dos 28 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui 17 leitos clínicos Covid ocupados do total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 100% de ocupação, o que significa 20 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente.

O Hospital Evangélico atingiu 100% de ocupação de sua UTI Covid (11 leitos ocupados dos 11 pactuados) e 66,66% dos leitos clínicos (10 leitos ocupados dos 15 pactuados). Já os hospitais públicos também estavam sobrecarregados no atendimento. No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (7), no Hospital Estadual Adib Jatene havia 100% de ocupação. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 95% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui 10 leitos clínicos Covid e também todos estavam ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 90,47% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 19 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 94,54%, o que representa 52 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 13 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um encontra-se ocupado.


Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, dois estão ocupados. O hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e nenhum está ocupado. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, um está ocupado. O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com 12 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 17. Dos três leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, um está ocupado.

Fonte: jornal Ipanema

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta