Não é incomum encontrar pelas vias públicas de Sorocaba pessoas transitando sem o uso de máscaras. Para esses cidadãos, que colocam em risco a vida dos demais moradores, além de sí próprio, parece que a pandemia do Covid-19 já faz parte do passado. Mas a realidade é bem diferente. Conforme boletim divulgado pela prefeitura de Sorocaba, neste domingo (7), o número de notificações da doença chegou a 85.934 casos.
Em relação ao boletim epidemiológico de sábado (6), o número de recuperados da doença também aumentou de 83.025 para 83.061. Isto é, em 24 horas, mais 36 pessoas se curaram da doença na cidade. Não houve novos óbitos neste domingo (7). Assim, o total de mortes continua em 2.842.
Segundo a SES, a taxa de letalidade no município é de 3,3%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,5%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%. Do total de casos confirmados, cinco estão internados, sendo três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já o total de pessoas que se recuperam em isolamento domiciliar é de 26.
O número de pessoas com suspeita de contaminação pela Covid-19 também aumentou de 206 para 208. Essas pessoas aguardam resultados de exames. Entre os suspeitos, quatro estão internados em hospitais, nenhum deles em UTI. Não há óbitos em investigação. O total de descartados por resultados negativos da doença subiu para 170.978.
Com relação a ocupação dos leitos hospitalares destinados à Covid-19. no Hospital Estadual Adib Jatene, os 20 leitos encontram-se 15% ocupados. Já no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), dos 10 leitos de UTI Covid, 7 estão ocupados.
Dos hospitais contratados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 6 dos 10 leitos ocupados. Dos 20 leitos UTI contratados pela Prefeitura junto a Santa Casa, nenhum está em uso no momento. Mesma situação vivida pelo Hospital do Gpaci.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba