Geral

Covid-19: Sorocaba registra 120 novos casos e nenhum óbito

Sorocaba registrou ontem (27) 120 novos casos de Covid-19. Segundo dados epidemiológicos da Secretaria Municipal da Saúde (SES), não há notificação de óbitos há três dias.

Dos pacientes com a infecção ativa no organismo, um estava internado em UTI, enquanto 217 se recuperavam em isolamento domiciliar. O número de pessoas com sintomas de Covid-19 ou gripe (Influenza) aumentou de 50 para 56. Apenas um suspeito precisou ser hospitalizado em leito clínico. Por outro lado, mais 87 pessoas se curaram. Também não havia óbitos em investigação e o número de descartados por testes negativos subiu para 222.735.

Desde o início da crise sanitária, a cidade soma 117.756 positivações, 3.123 mortes e 114.414 recuperados. Atualmente, o sistema de saúde pública de Sorocaba conta com 21 leitos clínicos, seis deles destinados à pacientes infantis e quatro leitos de UTI adulto. De acordo com o censo diário de ontem, haviam três pessoas em UTI, mas as enfermarias estavam vazias.

Na rede particular são disponibilizados 49 leitos clínicos, dois leitos UTI infantil e 35 leitos UTI adulto. Deste total, apenas duas pessoas ocupavam as enfermarias e duas crianças estavam em UTI. A unidade que trata pacientes adultos estava vazia.

Vacina

A campanha de vacinação contra Covid-19 está agendada para hoje em Sorocaba, das 9h às 15h. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e atende desde crianças a idosos. Os pacientes infantis, com idades entre 6 a 11 anos, e adolescentes recebem a primeira e segunda dose da Coronavac. Já as crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 5 a 11 anos podem tomar a primeira ou segunda dose da Pfizer.

Os adultos a partir de 18 anos também estão autorizados a receber a primeira dose da Coronavac. Já a dose adicional do mesmo imunizante é para idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda ou terceira aplicação há, pelo menos, 122 dias. Imunossuprimidos — exceto gestantes e puérperas — que receberam a segunda dose há 28 dias também podem receber a dose extra.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *