Geral

Crea-SP participa de articulação com a Ordem dos Engenheiros de Portugal

O primeiro encontro de 2023 da Cimeira Bilateral Confea e Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), evento que acontece anualmente em ambos os países, envolveu diversas lideranças da engenharia brasileira e portuguesa nesta semana. No Brasil, a reunião aconteceu em Brasília, com participação do presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, e tratou dos principais avanços do Termo de Reciprocidade mantido entre as duas entidades para acreditação de cursos e livre-trânsito para intercâmbio profissional. “Tratamos da evolução desta parceria na Cimeira Brasil e Portugal justamente para tornar o intercâmbio mais fácil e mais amplo para os profissionais. Por se tratar de governanças diferentes, estamos alinhando o que é necessário sobre acervo técnico e outros assuntos para que possamos fornecer mais benefícios e a comunicação disso vem com o intuito de mostrar a eles que existe essa possibilidade de trabalhar em Portugal e na União Europeia”, comentou Marchese.

Foram dois dias de atividades para promoção da valorização profissional em âmbito internacional com a articulação de iniciativas voltadas para a segurança e confiança pública da área tecnológica no mundo. Entre os resultados, foi assinado um memorando de entendimento para a continuidade das tratativas de reciprocidade e definida a criação de um grupo técnico para o acompanhamento de novos protocolos entre as entidades.

O presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, considerou que a relação vivencia um “momento interessante” com o debate de problemas que, segundo ele, só pode existir quando se está em um grau de maturidade avançado. “Temos um Termo de Reciprocidade consolidado, partindo da confiança entre as duas instituições. Nosso termo de cooperação é um caso único em nível mundial, considerando o relacionamento entre ordens e conselhos profissionais, em nível paradiplomático. E vamos avançar”, afirmou.

Segundo os dados apresentados na Cimeira, há 4 mil engenheiros brasileiros registrados na OEP, enquanto no Brasil são cerca de 300 portugueses já com a tramitação concluída. Para agilizar a certificação desses profissionais, foi apontada ainda a possibilidade da criação da Federação de Ordens e Conselhos de Países de Língua Portuguesa, durante a 14º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana (CECPC), que acontecerá em Havana nos dias 8 e 9/03.

Em razão da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) como norteadores do movimento de inovação de toda a área tecnológica, foi discutida também a necessidade de integrar temas complementares às ações dos países-irmãos, como as questões relacionadas à igualdade de gênero. Saiba mais sobre a Cimeira Confea/OEP no site do Confea.

Fonte: Crea-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *