Com aval e participação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) firmou nesta quinta-feira (23), termo de cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Estado. A parceria firmada, visa a colaboração do Crea-SP na reconstrução das cidades atingidas pelo temporal no litoral norte.
Até o momento da assinatura do acordo, 49 corpos haviam sido encontrados em cidades como São Sebastião, Bertioga e Guarujá, após o temporal que varreu a região entre sábado e domingo (19/2). Ao participar da cerimônia, na manhã desta quinta (23), durante a plenária do regional, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou que o objetivo é “o auxílio nas ações técnicas frente à situação de calamidade pública que o litoral de São Paulo vem enfrentando”.
Ainda segundo o presidente do Confea, “neste momento tão difícil, é fundamental colocarmos o nosso conhecimento técnico para auxiliar a reconstrução das comunidades atingidas e evitar que tragédias como essa venham a se repetir”. O convênio foi assinado pelo presidente do Crea-SP, eng. Vinicius Marchese, e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, coronel Marcelo Cardinale Branco. Na ocasião, os conselheiros presentes entregaram doações para amenizar a dor das famílias atingidas.
Com prazo de 12 meses, o acordo prevê a prestação de serviços por cooperação mútua, sem transferência de recursos, visando à redução de ocorrências infratoras à legislação vigente, especialmente nos temas de competência do Sistema Confea/Crea, a fim de sanar, remediar e/ou prevenir riscos e ações emergenciais no âmbito do Estado de São Paulo, bem como promover a difusão da informação, a elaboração de estudos, inclusive pela distribuição de materiais informativos e/ou educativos, prevendo ações como a salvaguarda de possíveis danos decorrentes de ação delituosa ou da execução em desconformidade do objeto fiscalizado e ainda a participação como convidado em comissões e conselhos mantidos pela Secretaria e, se necessário, a troca de informações para o aprimoramento nas ações de fiscalização preventiva.
Fonte: Crea-SP