Com isso, os profissionais ganham mais uma facilidade, que é a opção de assinar qualquer documento, inclusive a ART, digitalmente. Além disso, a iniciativa ajuda a reduzir o número de senhas, otimizando um cadastro único para serviços governamentais e do Crea-SP, e ainda garante reforços de segurança, uma vez que o gov.br utiliza medidas robustas de proteção aos dados pessoais. “Sabemos que o dia a dia do profissional é dinâmico. Muitas vezes é preciso estar em campo, atender clientes e emitir documentações tudo ao mesmo tempo. Sem contar no tanto de senhas e logins necessários para tudo isso. Esperamos que, com esta novidade, possamos otimizar o tempo do engenheiro, agrônomo e geocientista, permitindo que ele foque no que realmente importa”, explica o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.
Como acessar?
Ao entrar no portal CreaNet, é só clicar em Acesso ou Registro de Profissionais. Você será redirecionado para a tela de login, onde, agora, já surge o botão com a opção Entrar com gov.br, conforme tela abaixo.
Ao clicar, é aberto o site do Governo Federal. Basta inserir o CPF e a senha utilizada no sistema nacional, não a do CreaNet cadastrada anteriormente.
Com o login realizado, o sistema solicita que seja autorizado o uso dos dados pessoais cadastrados junto ao Governo Federal para o CreaNet, conforme abaixo. É só autorizar e, pronto, você estará conectado na plataforma do Crea-SP.
Assinatura digital
Para utilizar a assinatura virtual do gov.br nos documentos criados pelo CreaNet, antes é preciso certificar-se de que sua conta no sistema do Governo é de nível prata ou ouro e que o seu certificado digital está válido. Mas, não se preocupe, neste link, estão os detalhes sobre os diferentes tipos de contas e como migrar de nível.
Feito isso, e já logado no CreaNet, clique em Serviços ART e depois em Assinador Digital. Você será redirecionado para uma página do gov.br em que deve escolher um arquivo (documento ou imagem de até 100 MB), em que será inserida a assinatura que precisa, conforme exemplos abaixo que ilustram o Passo 1 – Escolher Arquivo.
Ao pressionar Avançar, você deve posicionar a assinatura digital no campo onde deseja e clicar em Assinar, conforme Passo 2 – Assinar Arquivo. Importante: você pode assinar até cinco documentos de uma só vez.
Uma janela vai aparecer, pedindo que você escolha o tipo de certificado digital. Clique em gov.br.
A autorização da assinatura é feita mediante verificação em duas etapas, com código enviado por SMS ou para o aplicativo gov.br. O código deve ser informado, conforme o exemplo a seguir.
Pronto! Agora é só fazer o download e conferir o seu documento. Lembrando que é para realizar este passo a passo é necessário ter a ART ou documento a ser assinado baixado em seu computador ou celular.
Caso não apareça a tela do Passo 3 – Baixar arquivo, significa que você não está apto para usar o assinador digital e será preciso rever o nível da sua conta. Dúvidas? Entre em contato com o Atendimento pelo Fale Conosco.
Fonte: Crea-SP