Na ocasião, o Conselho recebeu 16 associações de Estados diferentes representando profissionais da área tecnológica. “Esta data ficará na história do Crea-SP, em apoiar a fundação de um órgão nacional em defesa das mulheres nas engenharias. Essa é apenas uma das iniciativas, em que o Conselho vai continuar incentivando para que as profissionais se destaquem no mercado de trabalho e em todos os segmentos”, destacou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.
O presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, que fez uma participação on-line durante a reunião, disponibilizou o Conselho federal para auxiliar nos avanços da nova federação. “É mais uma vitória para as mulheres da área tecnológica, e o Confea está à disposição para ajudar no desenvolvimento das profissionais nas Engenharias, Agronomia e Geociências”, frisou.
Promovido pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, o encontro elegeu a diretoria da Fameag e formalizou o estatuto com os objetivos e ações em prol da equidade de gênero. “Precisávamos dessa autonomia, porque apesar de existir o Programa Mulher, ainda dependíamos do Conselho para executar algumas ações. Esse é um órgão federal e independente para as mulheres engenheiras, um marco na área tecnológica”, explicou a coordenadora do programa, Eng. Poliana Krüger, eleita presidente da nova federação.
Nomeada como vice-presidente durante a fundação, a Eng. Fernanda Vanhoni, presidente da Associação das Mulheres Engenheiras de Santa Catarina (AME-SC), lembrou dos benefícios que a nova entidade pode proporcionar para as profissionais. “Poderemos levar mais capacitação e ações de valorização profissional a todas as regiões, além de incentivos para que possamos atrair mais mulheres para a área tecnológica”, completou.
Representando Roraima, a presidente da Associação das Mulheres na Engenharia, Agronomia, Geociências de Roraima (Ameag-RR), Eng. Ívina Etelvina da Silva Sanches, que completa aniversário na mesma data da fundação da federação, disse que a iniciativa tornou sua comemoração ainda mais especial. “O dia 20 de julho já era uma data inesquecível em que comemoro a vida, agora, marca também minha carreira profissional”, concluiu.
A diretora de entidades de classe do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, destacou que a federação contribui não somente para a integração nacional entre as associações e a motivação de mulheres a ingressarem na área tecnológica, mas também para que elas exerçam cargos de liderança. “Todos os 16 estados deste novo órgão têm a mesma finalidade: buscar a equidade de gênero. Como mulher e engenheira, avalio a iniciativa como fantástica, pois é a união de esforços para acolher e incentivar mulheres a se destacar em suas profissões”, finalizou a diretora.
Fonte: Crea-SP