Geral

Das 62 universidades brasileiras em ranking internacional, 51 são públicas

A Universidade de São Paulo (USP) obteve a posição mais alta (entre as 250 melhores do mundo) englobando as universidades da América Latina, na edição de 2023 do ranking mundial de universidades da Times Higher Education (THE), instituição de dados e avaliações de educação. A lista foi publicada nesta terça (11/10). O segundo lugar no continente ficou com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), classificada entre as 500 melhores do mundo. A Pontifícia Universidade Católica do Chile aparece no mesmo grupo.

O Brasil é o país do continente melhor representado na publicação, com 62 universidades na lista — 51 delas são universidades públicas (federais ou estaduais) e 11 são privadas. O ranking da Times Higher Education incluiu neste ano 1799 universidades de 104 países. A publicação tradicional classifica as universidades internacionais desde 2004.

Para o ranking mundial, são avaliadas 13 métricas independentes em áreas como ambiente de aprendizado, transferência de tecnologia no ambiente universitário e quantidade de pesquisas e citações. A publicação define a posição exata apenas das 100 primeiras universidades na lista. A partir desse patamar, as universidades são agrupadas por centenas (as 250 melhores, 50 melhores, etc).

Fonte: www.bbc.com/portuguese/internacional-63211643

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *