Detran-SP orienta para regularização dos documentos do veículo e do motorista

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) orienta os motoristas a atualizarem os documentos do carro e evitar pendências em relação à circulação. Para quem deixou de lado a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o licenciamento do veículo, vale lembrar que o não cumprimento das regras pode gerar infração, multas e até apreensão do veículo. O Detran-SP trabalha para a digitalização integral de seus serviços, reduzindo a burocracia do comparecimento presencial e garantindo mais agilidade e eficiência nos resultados.
Atualmente, são 71 serviços eletrônicos no portal www.detran.sp.gov.br e outros 37 disponibilizados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), via Usuário Externo. O Departamento contabilizou, em 2023, um crescimento de 30,1% na procura pelos serviços digitais. Só em relação ao serviço de renovação da CNH, foram 89,7% feitas digitalmente, um total de 4.097.903 documentos.

Confira a seguir, a lista dos principais serviços e como solicitar:

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Basta acessar o portal digital do Detran-SPPoupatempo ou o app Poupatempo Digital, e solicitar a opção de Habilitação – Renovação on-line.

Licenciamento

Para realizar o licenciamento, é preciso informar o número do Renavam e quitar previamente os débitos do veículo. O pagamento da taxa poderá ser feito via PIX, internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas. Após o pagamento, o documento eletrônico pode ser solicitado diretamente no portal do Detran-SP (clique aqui), no portal de serviços da Senatran ou ainda na Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal, através do aplicativo CDT.

Alteração de endereço do condutor

Basta acessar o portal digital do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br), solicitar a opção de alteração de endereço do condutor e seguir o passo a passo disponível no site. O serviço é gratuito e está disponível apenas para motorista titular de uma conta de consumo (energia, água/esgoto, gás) do novo endereço.

Acompanhar recursos de penalidades

Recurso contra penalidade de multa (Entrada na 1ª instância – JARI) é a forma prevista para recorrer. O cidadão deverá aguardar o recebimento da Notificação de Penalidade, que estará acompanhada da Multa por Infração à Legislação de Trânsito (MILT). O serviço também é gratuito e pode ser feito pela internet. Cadastre-se ou faça login no site do Detran-SP  (www.detran.sp.gov.br) e siga as instruções disponibilizadas na tela.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência. Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Fonte: SP Notícias

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta