De Sorocaba, a engenheira civil Heloisa Helena Schmidt Migues foi a primeira mulher registrada no Confea. Formada pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1976 e registrada no Crea-SP no mesmo ano, Heloísa nasceu em São Paulo em 1952.
Ao longo de mais de um século, os engenheiros do DNOCS têm sido os responsáveis por materializar projetos que levam água, segurança hídrica e oportunidades para milhões de brasileiros. Com dedicação, criatividade e visão técnica, esses profissionais enfrentam os desafios impostos pelo clima e pelas condições naturais do Nordeste e norte de Minas Gerais, locais onde a Autarquia atua, e sempre com o compromisso de melhorar a vida das comunidades atendidas.
A escolha desta data, como o Dia do Engenheiro, está diretamente ligada à história da formação acadêmica da engenharia no Brasil. O dia 11 de dezembro remonta à fundação da Escola Central, em 1892, instituição que mais tarde se tornaria a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em 1933, o Decreto nº 23.569 oficializou a celebração, destacando a importância desse marco histórico para o avanço da engenharia no país. Essa Escola representou um passo decisivo na qualificação de profissionais que, desde então, têm contribuído de maneira significativa para o progresso e o desenvolvimento nacional.
Neste dia, em especial, ressaltamos que o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas, Fernando Leão, é engenheiro civil de formação e com isso presta sua homenagem a todos os engenheiros que, com seu talento e trabalho, constroem soluções para a convivência sustentável com a seca. “Cada projeto desenvolvido pelo DNOCS, cada obra realizada por esse profissional e toda a sua equipe, contribui e fortalece nossa missão de promover o desenvolvimento regional e a inclusão social no semiárido brasileiro.”, afirma. Fonte: https://www.gov.br