Um drone desenvolvido pela startup brasileira Birdview, com foco no controle de pragas agrícolas, ganhará uma nova função: o enfrentamento ao mosquito da dengue. A proposta consiste em utilizar a tecnologia para a disseminação de machos estéreis do Aedes aegypti, contribuindo para a redução da população do mosquito e, consequentemente, para a diminuição dos casos de dengue. O drone da Birdview é um sistema modular integrado que possibilita a liberação controlada de insetos adultos em áreas específicas do campo para combater pragas agrícolas.
No ambiente urbano, o drone pode ser utilizado para liberar machos estéreis do Aedes aegypti que acasalarão com as fêmeas transmissoras da dengue. Os mosquitos fêmeas acasalam apenas uma vez na vida. Portanto, em contato com machos estéreis, elas não conseguem se reproduzir, resultando na redução da população do mosquito. O projeto ainda está em fase de testes, e a Birdview está em busca de criadores de insetos estéreis para estabelecer parcerias.
A Birdview é uma startup localizada em São Manuel, no interior paulista. Seu drone foi desenvolvido em colaboração com a Embrapa Instrumentação e já realizou 15 mil voos para a liberação de biodefensivos, abrangendo mais de 1 milhão de hectares. Atualmente, presta serviços para usinas em São Martinho, São Manuel e a Suzano.
A empresa foi uma das participantes da 25ª edição do Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia (PIPE Empreendedor), onde a solução com drones foi apresentada e despertou o interesse de organizações fabricantes de mosquitos da dengue inférteis. O projeto recebeu apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e também pode ser aplicado em programas de reflorestamento florestal.
Fonte: https://olhardigital.com.br