Geral

Em média brasileiros ficaram 10,4 horas sem energia em 2023

Em 2023, os consumidores brasileiros enfrentaram, em média, 10,4 horas de interrupção de energia, com cinco quedas de fornecimento ao longo do ano, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência destacou uma melhoria na qualidade do serviço em comparação com o ano anterior, com uma redução tanto no tempo médio de interrupção quanto na frequência das quedas de energia.
Embora esses números tenham melhorado, os valores de compensação aumentaram de R$ 765 milhões em 2022 para R$ 1,08 bilhão em 2023, pagos pelas distribuidoras aos consumidores afetados por interrupções prolongadas. A Aneel atribui esse aumento ao aprimoramento das regras de compensação para beneficiar os consumidores com piores experiências de continuidade de serviço. Entre as distribuidoras de grande porte, a CPFL Santa Cruz, de São Paulo, obteve a melhor avaliação em 2023, enquanto a Equatorial Goiás foi classificada como a pior.
A avaliação do desempenho das distribuidoras é baseada no tempo médio de interrupção por unidade consumidora (DEC) e na frequência média de interrupções por unidade consumidora (FEC), com cada distribuidora tendo metas individuais para esses indicadores. Aqui está o ranking das distribuidoras de grande porte, classificadas de acordo com o desempenho no fornecimento de energia em 2023:

  1. CPFL Santa Cruz
  2. Equatorial Pará
  3. Cosern
  4. Energisa Sul-Sudeste
  5. Energisa Tocantins
  6. EDP Espírito Santo
  7. Energisa Paraíba
  8. Energisa Minas Rio
  9. CPFL Piratininga
  10. RGE
  11. Energisa Mato Grosso
  12. EDP SP
  13. CPFL Paulista
  14. Energisa Mato Grosso do Sul
  15. Energisa Sergipe
  16. Coelba
  17. Light
  18. Celpe
  19. Elektro
  20. Enel CE
  21. Enel SP
  22. Enel RJ
  23. Equatorial MA
  24. Celesc
  25. Copel
  26. Neoenergia Brasília
  27. CEEE Equatorial
  28. Equatorial Goiás

Fonte: www.engenhariae.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *