O concreto insulado ou concreto inflado é uma inovação na construção civil que difere do concreto tradicional em seu processo de construção. Porém, há dois modelos dele que nós, do Engenharia 360, gostaríamos de expor neste artigo. O primeiro deles conhecido como técnica “Binishell”, bastante utilizado em casas-domo, por exemplo. Já o segundo é conhecido como “Formação Pneumática de Concreto Endurecido (PFHC)”, também para estruturas curvas, mas seguindo um processo diferente. Continue lendo para saber mais!
Os criadores da técnica do Concreto Insulado ou Concreto Inflado?
Técnica “Binishell”
A técnica mais conhecida do concreto insulado ou concreto inflado é a “Binishell”, desenvolvida pelo arquiteto italiano Nicoló Bini na década de 1960. Essa técnica revolucionária utiliza uma bomba de ar pressurizado para moldar as paredes e a cobertura das estruturas de concreto insulado, permitindo a construção de cúpulas e outras formas curvas de maneira eficiente e econômica.
Resumindo, na técnica “Binishell”, a ideia é inflar uma estrutura com ar para moldar o concreto e criar formas curvas. No processo “Binishell”, uma estrutura de concreto armado com telas é construída ao nível do solo e, em seguida, é levantada usando uma grande bola inflada com pressão de ar. Isso cria uma cúpula ou forma curva permanente. Depois, o concreto é mantido na fôrma até atingir a cura adequada; após isso, a bola de ar é desinflada e removida para reutilização.