Defesa Civil Engenharia Geral Meio Ambiente

Engenheiro defende sistema de armazenamento de chuvas em construções

Em reportagem veiculada na edição desta terça-feira (12) do Jornal Nacional a respeito dos impactos causados pelas recentes chuvas na capital e na Grande São Paulo, o engenheiro e professor Antonio Eduardo Giansante defendeu que apenas obras desenvolvidas pelo Poder Público, como os piscinões, não sejam suficientes para conter inundações e enchentes na grandes e cidades.

O professor destaca que “a cidade cresceu espalhando asfalto para todo lado, acabando com áreas verdes, que absorvem água da chuva e evitam as cheias”.

Para ele, é preciso fazer uma mudança na legislação para obrigar que todas as construções da cidade possuam um sistema de armazenamento de chuva.

“Nós temos um processo de urbanização que foi muito cruel em termos de impermeabilizar o solo e ocupar espaço dos rios. A gente pode pensar que o rio esqueceu dos seus espaços, mas uma hora ele cobra os seus espaços, como ele cobrou, infelizmente, nesses dias. E causou todos esses problemas que nós vivemos”, explica.

Giasante é graduado em Engenharia Civil, pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e Física, pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento e doutorado em Engenharia Civil (ambos pela USP), é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para conhecer mais alguns detalhes sobre algumas das pesquisas dele, clique aqui.

Fontes: Jornal Nacional | O Escavador | Docplayer
Foto: Reprodução / G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *