Engenheiros do CREA-SP desenvolvem projetos que ajudam a transformar a sociedade

A tecnologia tem o poder de transformar a sociedade, trazendo soluções práticas para o dia a dia das pessoas. De olho nesse movimento, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) oferece, desde 2019, uma pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias, realizada em parceria com instituições renomadas. O programa tem como objetivo promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica na área das engenharias, incentivando a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

Desde o início até agora já foram criadas e avaliadas mais de 350 startups, envolvendo quase dois mil engenheiros em equipes multidisciplinares de engenharia, unindo diferentes olhares para a construção dos projetos. Em 2023, o CREA-SP premiou as melhores ideias apresentadas nos trabalhos de conclusão do curso (TCC), usando critérios como competitividade no mercado, possibilidade de replicação em diferentes locais e obediência aos princípios de sustentabilidade ambiental. As cinco melhores ideias foram:

1. Waker

Um dos projetos destacados foi o Waker, vencedor do Prêmio Equipe CREA-SP de Tecnologia. Este aplicativo utiliza Inteligência Artificial (IA) e a câmera frontal do celular para monitorar sinais de sonolência ou cansaço do motorista. Ao identificar tais sinais, emite um alerta sonoro, contribuindo para a prevenção de acidentes de trânsito.

2. Recicla Já Ambiental

O Recicla Já Ambiental propõe uma plataforma digital que conecta fabricantes e distribuidores de eletroeletrônicos, facilitando a logística reversa desses produtos. Isso é essencial, considerando o crescente volume de lixo eletrônico no Brasil.

Fonte: www.engenharia360.com

Notícias Relacionadas

Deixar uma resposta